ATLETISMO

"IPB4ALL Corrida da Liberdade" mobilizou 600 participantes (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Qui, 2024-05-23 15:54

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) dinamizou, nesta quarta-feira, a concorrida "IPB4ALL Corrida da Liberdade”, um evento desportivo integrado nas múltiplas atividades que o estabelecimento de ensino superior brigantino promove para celebrar os 50 anos do 25 de abril.

A iniciativa, que incluiu modalidades de caminhada e corrida, teve cerca de 600 inscritos. Rodrigo Moreira venceu a corrida, seguido de Nivaldo Costa e Bruno Pires na categoria masculina. Na categoria feminina, Bianca Albuquerque conquistou o primeiro lugar, com Faustyna Wysocka e Delmina Romão a completar o pódio.

O presidente do IPB, Orlando Rodrigues, participou na corrida e sublinhou o espírito de união e partilha multicultural do evento, tão simbólico para a cultura da instituição. “O desporto promove a integração e convivência entre as pessoas de uma forma muito interessante. Esta corrida mantém esse espírito, associando-se à Semana de África, ambas promovendo a integração de diferentes culturas e celebrando os 50 anos do 25 de Abril, conferindo um enorme simbolismo a este evento”.

“Esta atividade superou as nossas expectativas, com mais de 600 inscritos, incluindo a comunidade estudantil, funcionários do IPB e outros participantes externos, o que muito nos honra. Esta corrida celebra a amizade, que é o verdadeiro significado deste evento desportivo. Aproveitamos a ocasião para comemorar os 50 anos do 25 de Abril e relembrar a importância da democracia e a necessidade de a proteger como valor fundamental da nossa sociedade,” acrescentou Orlando Rodrigues.

José Bragada, professor de Desporto e membro da comissão organizadora, afirmou que “esta iniciativa é um meio eficaz de promover a integração dos alunos estrangeiros e da comunidade, dando sentido ao nome IPB4ALL e celebrando os 50 anos do 25 de Abril”.

A Associação de Atletismo de Bragança (AAB), representada pelo seu presidente Rodolfo Moreno, foi um parceiro essencial na organização. “A AAB colabora há muitos anos com o IPB nesta que é, provavelmente, a corrida mais internacional do país, com representantes dos cinco continentes. Esta corrida já teve números superiores, mas neste retomar continua a apresentar números bastante interessantes. Esta corrida tem um simbolismo especial, celebrando os valores da liberdade de forma multicultural.”

Delmina Romão, atleta do Ginásio Clube de Bragança, que ficou em terceiro lugar, comentou: “Esta é uma prova especial, com a participação de muitas pessoas, muitas delas não atletas, representando várias culturas, refletindo a essência do IPB. É sempre um prazer voltar ao IPB, onde fui muito feliz e onde concluí o meu percurso académico. O 25 de Abril foi um grande passo para a nossa sociedade, destacando a importância da liberdade de expressão.”

Anabela Bordalo, igualmente em representação do GCB, também se mostrou orgulhosa por participar. “Estou muito feliz por participar e é um prazer enorme fazer parte desta festa. É muito bonito celebrar os valores da liberdade numa prova onde o objetivo é participar e fazer parte da celebração.”

Este evento é organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança com a colaboração da Câmara Municipal de Bragança, da Associação de Atletismo de Bragança, dos Bombeiros Voluntários de Bragança e da Polícia de Segurança Pública.

Foto Capa: Guilherme Moutinho

Fotos Galeria: IPB / Sara Morgado 

Assinaturas MDB