João Gonçalves eleito presidente da CIM Douro e já adiantou as prioridades do mandato
O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, foi eleito presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, no passado dia 10 de novembro, como o Mensageiro noticiou na sua edição online.
Ao jornal diocesano, João Gonçalves explica que se trata de “um novo desafio, agora com as funções de presidente do Conselho Intermunicipal do Douro”. “Já estava na direção, enquanto vice-presidente, no último ano e meio.
É a vontade de continuar a consolidar a cooperação entre os 19 municípios. Tem um território muito amplo. O desafio é continuar a lutar, todos juntos, por um território mais sustentável e desenvolvido, muito assente na inovação, e com cooperação entre todos os agentes do território”, disse.
Avançar com alguns projetos para o território é uma das prioridades.
“Temos preocupações prementes em cima da mesa, que têm a ver com o acesso aos fundos comunitários. Mas temos, também, outros assuntos em carteira, nomeadamente a nossa representação permanente junto da União Europeia, onde já se fala do próximo Quadro Comunitários”, sublinhou o autarca carrazedense.
Um dos problemas que a região atravessa passa pela dificuldade de escoar uvas naquela região demarcada.
“Além do simbolismo que representa a região vinhateira, é uma preocupação. É à volta dessa atividade económica que a região tem o seu nome. Preocupa-nos a situação difícil, sobretudo dos pequenos e médios produtores. Vamos tentar, junto dos representantes desse negócio, tentar valorizar as uvas dos nossos produtores”, explicou João Gonçalves.
“Maior ciclo de investimento em Carrazeda”
Entretanto, para o concelho de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves que estes quatro anos representem o maior ciclo de investimentos de sempre.
(Entrevista completa disponível para assinantes ou na edição impressa)
