Liderança invicta do Bragança atrai adeptos e fortalece espírito brigantino (com galeria)
O Grupo Desportivo de Bragança (GDB) vive um momento único, liderando isolada e invictamente a Série A do Campeonato de Portugal, numa campanha que aproxima o clube dos seus adeptos numa época em que regressou às competições nacionais.
A vitória deste domingo, por 3-0 frente ao Rebordosa, na nona jornada da prova, consolidou o percurso da equipa e fortaleceu a união com a massa adepta que enche as bancadas do Municipal de Bragança, num apoio incondicional e entusiasta.
Paulo Afonso, presidente do GDB, no seu segundo mandato, relembra o percurso desafiante que conduziu ao momento atual de sucesso. “Apanhámos várias fases neste clube, com os tempos do Covid-19 a serem os mais complicados. Mas o momento atual é positivo, e esperamos que assim continue, para atingirmos o objetivo da manutenção. Estamos a superar as expectativas, mas ainda há muito campeonato pela frente”, sublinha.
Tony Afonso, diretor-desportivo dos brigantinos, valoriza o desempenho da equipa, embora reconheça que o foco inicial era garantir estabilidade. “Estamos a fazer uma campanha acima das expectativas, onde o objetivo principal era a estabilidade e a manutenção. A construção de um plantel não é fácil, dadas as dificuldades da interioridade, mas temos um grupo comprometido e com os pés bem assentes na terra.”
O Rebordosa iniciou o jogo mais pressionante e com maior posse de bola, mas foi o Bragança a inaugurar o marcador aos 17 minutos. Numa bola parada, Cazares aproveitou uma defesa incompleta do guarda-redes Pedro Soares após livre de Pipo e fez o primeiro golo, num lance contestado pelos visitantes, a reclamar de falta de Gonçalo sobre o guardião do Rebordosa.
No segundo tempo, o Bragança manteve-se sólido e determinado, ampliando o marcador com um novo golo de Cazares aos 54 minutos, num cabeceamento ao segundo poste após cruzamento preciso de Ferreirinha. O 3-0, que selou o triunfo, surgiu aos 74 minutos, com o recém-entrado Edgar a finalizar com potência e precisão.
Após a partida, o técnico Bruno Rato, porta-voz dos brigantinos, elogiou a equipa, mas reforçou a necessidade de manter a humildade. “O objetivo principal continua a ser somar pontos para garantir a manutenção. O resultado foi excelente, mas é essencial manter a serenidade e a concentração. Ainda há muito trabalho pela frente.”
Com dois golos e uma exibição de grande nível, o brasileiro Cazares destacou-se como a figura do jogo. “Estou muito feliz por ajudar a equipa. Agradeço ao coletivo, que me permitiu marcar. É um orgulho dar alegrias aos nossos adeptos e queremos manter este ritmo,” afiançou o avançado.
Do lado do Rebordosa, o treinador Vítor Gamito lamentou o primeiro golo do Bragança, apontando que “o lance ficou marcado por uma falta clara sobre o nosso guarda-redes, que o árbitro não assinalou. A partir daí, o Bragança dominou o jogo.”
Em Bragança, o ambiente de festa é cada vez mais evidente, com os adeptos a demonstrar um apoio incondicional ao Grupo Desportivo de Bragança (GDB) numa campanha que eleva o nome do clube e da cidade. Com uma vantagem de cinco pontos sobre o segundo classificado, o rival transmontano Vila Real, o GDB desafia todos os prognósticos e reforça o seu estatuto de líder invicto na Série A do Campeonato de Portugal, validando o trabalho do técnico Nuno Gonçalves, que soma a sua segunda época consecutiva como timoneiro dos brigantinos.
Fotos: Guilherme Moutinho