Diocese

Mensagem do Bispo de Bragança-Miranda para a Semana dos Seminários

Publicado por AGR em Dom, 2024-11-03 09:44

O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, pediu "que os pais e avós, as comunidades cristãs, os sacerdotes, os diáconos, os religiosos e religiosas, catequistas, professores e animadores de grupos e movimentos", ofereçam "atividades e percursos aos adolescentes e jovens onde se faça a experiência de um verdadeiro encontro com Jesus de Nazaré de modo a escutar a Sua voz que ama, chama e envia" na mensagem publicada no arranque da Semana dos Missionários, entre este domingo e dia 11. 

Leia a mensagem completa de D. Nuno Almeida:

«Que posso eu esperar?» (cfr. Sl.39,8). Esta pergunta que brota da boca do salmista que em atitude de oração se coloca perante Deus na busca de sentido para a sua existência, serve-nos de lema e tema para a oração, atenção, reflexão e partilha com os nossos Seminários, nesta semana de 03 a 10 de novembro.

A Semana dos Seminários é uma oportunidade para escutarmos e discernirmos os sinais dos tempos. Que em cada grupo, movimento, comunidade e família, ao longo desta semana, rezemos pelos seminaristas e formadores dos nossos Seminários: Seminário Menor, Seminário em Família e Seminário Interdiocesano.

Não tenhamos medo de nos questionarmos: o que é que Jesus Cristo nos está a dizer com o número tão reduzido de seminaristas e com a escassez de sacerdotes para servir o Povo de Deus? É uma “pergunta-convite” para que decididamente imitemos o estilo de Jesus, que passa pelos lugares da vida quotidiana, se detém, sem pressa, e, olhando cada um com misericórdia, o conduz ao encontro com Deus Pai. Ele é o ‘Deus connosco’, que vive entre seus filhos e não receia misturar-se com a multidão. “Sair, ver e chamar” resume o dinamismo da Pastoral Vocacional de ontem e de hoje. 

Convido os pais e avós, as comunidades cristãs, os sacerdotes, os diáconos, os religiosos e religiosas, catequistas, professores e animadores de grupos e movimentos, a oferecerem atividades e percursos aos adolescentes e jovens onde se faça a experiência de um verdadeiro encontro com Jesus de Nazaré de modo a escutar a Sua voz que ama, chama e envia. 

Precisamos todos de assumir o papel dos que procuram potenciais talentos desportivos e nos tornemos verdadeiros “olheiros” de possíveis vocações ao sacerdócio, à vida religiosa, laical e matrimonial.

Que os nossos seminários sintam sempre o nosso apoio, partilha, carinho e colaboração! Tendo em conta a fragilidade económica da nossa Diocese de Bragança-Miranda, venho apelar à vossa partilha generosa para com os nossos Seminários. Aceitai, desde já, o meu reconhecimento.

Semeadores de esperança, colocamos os nossos Seminários no Coração de Jesus e de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, implorando a bênção e proteção de S. José.

02 de novembro de 2024
+Nuno Almeida, Bispo de Bragança-Miranda

Assinaturas MDB