Acessibilidade

Ministério das Infraestruturas procura solução para a ligação aérea Trás-os-Montes- Portimão

Publicado por Glória Lopes em Seg, 2024-09-30 12:11

O Ministério das Infraestruturas e Habitação “continua empenhado na construção de uma solução para o futuro da ligação aérea Bragança-Portimão”, informou fonte oficial ao Mensageiro, na passada sexta-feira, após uma reunião com a Sevenair, empresa que assegura a carreira área e que ameaça parar de voar já a partir desta segunda-feira, data em que termina o acordo por ajuste direto, uma vez que o concurso público internacional ainda não acabou.
A mesma fonte daquele Ministério explicou que “correm ainda os procedimentos com vista à conclusão do concurso público internacional para a concessão do referido serviço.”
A operadora Sevenair tinha uma concessão de quatro anos para a ligação Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão, que vigorou entre 2020 e 28 de fevereiro de 2024. Depois disso o governo anterior liderado pelo PS e o atual, eleito pelo PSD, fizeram ajustes diretos para que os voos não fossem interrompidos enquanto decorrem os trâmites do concurso público para atribuir a nova concessão.
Bragança, Vila Real e Viseu vão ficar já a partir de hoje sem ligação aérea para Lisboa e o Algarve, porque a Sevenair, empresa concessionária, ameaça interromper a carreira “face do incumprimento dos pagamentos assumidos pelo Estado, que já perfazem uma dívida de 3,8 milhões de euros”, referiu Sérgio Leal, um dos responsáveis da operadora.
A ligação aérea este suspensa entre 27 de novembro de 2012, durante o governo liderado por Pedro Passos Coelhos, do PSD, e 22 de dezembro de 2015, quando foi retomada já com o governo do PS, com António Costa primeiro-ministro.

Assinaturas MDB