Torre de Moncorvo

Morreu Leandro Vale, um homem que dedicou a vida ao teatro

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2015-04-09 09:48

A Direção da Organização Regional de Bragança do PCP lamentou publicamente a morte de Leandro do Vale (18-08-1940-02-04-2015), actor, encenador, escritor e militante ativo do PCP, que faleceu na semana passada.
Leandro Vale fundou e dirigiu  durante vários anos o Teatro em Movimento, a única companhia profissional radicada no distrito de Bragança, com ela levou o teatro e as artes cénicas às aldeias mais isoladas da região, encenando centenas de peças junto das populações,  promovendo o teatro itinerante.
Nascido no concelho de Oliveira do Hospital, cedo começou a sua atividade, sendo fundador do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC) em 1956 e formando-se no Conservatório de Lisboa. Ao longo da sua vida integrou inúmeras companhias como o Teatro d’Arte, Gerifaldo, Vasco Morgado, Teatro Experimental do Porto entre outras.
Fez rádio, televisão e cinema, destacando-se em filmes e séries como “Mau Tempo no Canal”, “Fronteira Ocidental”, “A Sombra dos Abutres” ou “Aqui Jaz a Minha Casa”.

Tags

Assinaturas MDB