Nordeste Transmontano

Presidente do IPB alerta para “medidas catastróficas” para as instituições do interior

Publicado por AGR em Qui, 2024-09-19 10:06

Apesar do elevado número de alunos que continua captar para o Nordeste Transmontano, o presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues, alerta para algumas “medidas catastróficas” que irão afetar negativamente o interior do país.
Em declarações ao Mensageiro, Orlando Rodrigues sublinha que “promover o fortalecimento das instituições de Ensino Superior é a medida mais eficaz de investimento público para promover a coesão: promove a atração de pessoas, de empresas e de emprego qualificado, estrutura ecossistemas regionais de inovação e aumenta significativamente o capital social das regiões”.
No entanto, adverte que seria necessário implementar algumas medidas e reverter outras entretanto aprovadas, nomeadamente a que prevê o aumento das provas de acesso ao Ensino Superior a partir do próximo ano letivo.
“A Ministra anterior, com a pasta do Ensino Superior, aprovou uma alteração ao regime de acesso ao ensino superior que é obsoleta, elitista, em contra-ciclo com o que estão a fazer os países mais desenvolvidos e profundamente negativa para os nossos jovens e para as instituições do interior. Ao invés de fazer uma reforma do acesso ao Ensino Superior orientada para o futuro, que privilegie as competências, aumentou o número de exames nacionais obrigatórios para acesso ao Ensino Superior. Estas medidas entrarão em vigor no próximo ano e serão catastróficas para as instituições do interior. O único efeito é deixar muitos mais alunos de fora do ensino”, adverte.

Assinaturas MDB