Repórter de imagem brigantino enviado especial à Ucrânia relata “experiência muito, muito forte”
João Pedro Tiago é repórter de imagem da SIC e está na Ucrânia desde o dia 16 de março.
João Pedro Tiago é um repórter de imagem brigantino que, ao serviço da estação de televisão SIC, tem acompanhado a guerra na Ucrânia, a partir da cidade de Lviv, no Oeste do país.
Numa entrevista feita a conta-gotas, devido aos constrangimentos de tempo e trabalho, contou ao Mensageiro que esta está a ser “uma experiência muito, muito forte”.
“Ainda estou a digerir isto um bocado. É a minha primeira vez num cenário de guerra, mas a terceira vez em Lviv. As duas primeiras foi para fazer jogos de futebol. A experiência tem sido muito, muito forte. Não há preparação para vir para um cenário destes. Soube dois dias antes de vir. Só tive tempo de fazer a mala. Trouxe um terço do Menino Jesus de Praga, porque o meu avô costumava dizer que um terço é uma arma de 50 balas. Trouxe também a minha máquina fotográfica para registar como continua a haver barbaridades destes em pleno séc. XXI”, contou ao Mensageiro.
Aos 31 anos, João Pedro Tiago já está na SIC há oito anos mas, apesar da experiência, não há nada que prepare para “um cenário destes”.
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)