Bragança

Salsas recriou os fornos de telha

Publicado por AGR em Qui, 07/03/2025 - 09:37

A freguesia de Salsas, em Bragança, recuperou uma antiga tradição da freguesia que, durante séculos, foi um dos sustentos da população, os fornos de telhas. Com um financiamento de cerca de 40 mil euros provenientes do Orçamento Participativo do Município, foi construído de raiz um novo forno que servirá como polo de atração à aldeia. A inauguração aconteceu no sábado.
“Surgiu esta ideia porque, antigamente, há mais de cem anos, existiam nesta aldeia uma dúzia de fornos da telha. Era um monumento que era fundamental para a sobrevivência da freguesia.
Ao longo dos anos, devido à falta de utilização dessa telha, esses fornos foram acabando, apesar de ainda hoje termos telhados com esse tipo de telha.
Por isso, é um marco histórico para a nossa freguesia, porque vem dar a conhecer às gerações presentes e às gerações vindouras aquilo que se fazia antigamente.
Era uma produção muito importante para a construção de casas e estimulava a economia. Havia fornos comunitários mas também havia fornos particulares, em que as pessoas produziam as telhas que depois vendiam”, explicou ao Mensageiro o presidente da Junta de Freguesia de Salsas, Pedro Zoio.
Este é um forno feito de raiz e totalmente funcional.

Assinaturas MDB