AF Bragança acolheu iniciativa da FPF para formar jovens guarda-redes
A Associação de Futebol de Bragança realizou, neste sábado, 7 de fevereiro, em Macedo de Cavaleiros, o Dia do Guarda-Redes de Futebol, integrado no Programa +1 | Academia Nacional de Guarda-Redes, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O projeto pretende reforçar a formação, valorização e desenvolvimento da posição de guarda-redes no futebol e no futsal, masculino e feminino, em todo o país. A iniciativa abordou o tema “Princípios Orientadores para a Preparação de Guarda-Redes de Futebol entre os 10 e os 14 anos” e contou com a presença dos formadores Sílvio Carvalho (Coordenador Técnico Distrital AF Bragança), Nelson Pereira e Bernardo Carapau (Treinadores de Guarda-Redes das equipas técnicas nacionais).
Nelson Pereira, antigo internacional e campeão nacional pelo Sporting, afirmou que “esta idade é fundamental para despertar nos jovens o gosto pela posição de guarda-redes. Queremos aumentar o número de atletas e ajudá-los a evoluir de forma lúdica e estruturada, preparando-os para futuros escalões.”
Já Sílvio Carvalho enalteceu a presença de cerca de 60 treinadores. “O evento demonstrou a importância de os clubes apostarem na formação específica de guarda-redes. Esta é uma posição cada vez mais estratégica e queremos que os jovens se sintam motivados e preparados para integrar seleções distritais.”
O dia incluiu uma sessão teórica no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros e uma componente prática no relvado sintético do Estádio Municipal. O projeto continuará a ser desenvolvido em outras associações distritais do país.
Foto: AF Bragança
