FUTEBOL DISTRITAL

Sendim vence Bragança por 0-1 e conquista Taça Distrital AF Bragança

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2022-05-02 11:28

O Grupo Desportivo de Sendim conquistou, este domingo, a Taça Distrital AF Bragança de futebol masculino, ao derrotar o Grupo Desportivo de Bragança na final, por 0-1, em jogo disputado no Estádio de Santa Luzia, em Miranda do Douro.

O golo solitário que valeu à formação orientada por André Irulegui a conquista do troféu pela terceira vez no seu historial foi da autoria de Bruno Souza, aos 30 minutos.

“Um jogo inesquecível. Após as lesões sofridas ao longo da temporada fico muito feliz pelo contributo dado à equipa. O golo marcado deu uma emoção muito grande, recompensando todas as dificuldades que vivi. Tenho condições para regressar aos campeonatos nacionais, mas quero dar um passo de cada vez,” afirmou o avançado brasileiro que levou para casa o prémio de melhor jogador em campo.

Numa final entre ‘David e Golias’, o encontro teve um arranque animado com ambas as equipas a partilharem oportunidades desperdiçadas pelas suas referências de ataque. Mantorras (2’ e 6’) e Bruno Souza (3’) mostraram as suas capacidades atacantes, mas encontraram os guardiões Armando e André Reis, respetivamente, inspirados e a bloquear os caminhos para o golo. A equipa canarinha demonstrava superioridade e pressionava os sendinenses a recuar linhas. Este domínio traduziu-se em golo, aos 10’, mas o lance foi prontamente anulado por fora de jogo a evitar a celebração de Litcha.

Aos 30 minutos aconteceu o momento do jogo, Bruno Souza contrariou todos os prognósticos e rematou para o fundo das redes de André Reis, conseguindo o golo decisivo. Uma autêntica 'pedrada no charco' que teve o condão de modificar o resto do desenrolar da partida. Passados 9 minutos, o brasileiro Bruno Souza ainda voltou a ameaçar André Reis que respondeu com categoria.

A segunda parte ficou marcada pela forma segura e determinada com que o GD Sendim apresentou-se e expôs as fragilidades ofensivas do adversário que apenas conseguiu criar uma real situação de perigo, aos 69’, num lance de golo anulado a Nuninho, depois de um bom trabalho de Mantorras.

Até ao final, os comandados de André Irulegui souberam aguentar a pressão e não permitiram nenhuma surpresa desagradável.

A vitória dos homens de Sendim ficou marcada pela excelente exibição e voz de comando do guarda-redes. Armando. “Os adeptos foram determinantes nesta vitória mostrando a sua presença nos momentos mais difíceis do jogo e é para eles esta conquista. Esta Taça é o culminar de uma temporada muito complicada e foi uma vitória justa que dedico à minha irmã, que está sempre presente no meu coração. Trabalho durante a semana para chegar ao domingo e fazer o meu melhor, lutando para não sofrer golos e ganhar as partidas,” avançando que “o futuro a Deus pertence. Agora quero festejar com as pessoas de Sendim esta conquista e depois quero analisar com tranquilidade a minha continuidade no futebol,” rematou o veterano guardião.

O técnico do GD Bragança, Lopes da Silva, não escondeu a sua frustração no final do encontro. “O Sendim venceu o jogo com dois remates e um golo. Fiquei com muitas dúvidas no golo anulado ao Bragança, no segundo tempo. O que fica para a história é a vitória do Sendim, mas a minha equipa esteve muito bem durante todo o jogo. Mostrámos que somos campeões e subimos de divisão. Estou desiludido por não ir para casa com o troféu, mas feliz com o meu grupo de trabalho. A minha vontade é de continuar no Bragança, mas ainda falaremos e saberemos se pode confirmar ou não essa continuidade”.

Para André Irulegui, treinador do GD Sendim, o caminho desta equipa estava traçado. “Felicidade é a palavra que melhor descreve este sentimento de ser campeão. Tivemos um percurso com muitas dificuldades e privações para culminar com um prémio destes, no local onde vivo, faz com que tenha um sabor muito especial. Assumimos que não éramos os favoritos, apostámos nas transições e não mudámos nada. Planeámos as coisas bem elaboradas e conseguimos. Desde o primeiro treino que sabíamos o que podíamos realizar, tínhamos consequência que não tínhamos equipa para o campeonato por isso apostámos na Taça. Foi impressionante a adesão dos adeptos a esta final”.

Quando questionado sobre a continuidade no comando técnico dos sendinenses a resposta foi vaga. “Não posso adiantar qual será o meu futuro no Sendim, está tudo em aberto,” declarou André Irulegui.

Depois da temporada 1994/95 e 2015/2016, o Sendim voltou a levantar a Taça Distrital AF Bragança, enquanto o Bragança falhou a possibilidade de conquistar o troféu pela segunda vez na sua história.

Foto: Guilherme Moutinho

 

Ficha

GD Bragança                                          0

GD Sendim                                             1

Estádio Municipal Santa Luzia

Árbitro: Nuno Augusto

 

GD Bragança: André Reis; Adolfo, Kevin Santos, Mantorras, Fabien Capelo, Silas (Nuninho 67’), Michel (Trigo 86’), Litcha, Francisco Estanga (Ícaro 79’), Nilton e Hélton (Ruizinho 86’).

Treinador: Lopes da Silva.

 

GD Sendim: Armando; Edilzo, Kevin Monteiro, Diego Oliveira, Genê (Chael 67’), Lorenzo (Manuel Carção 67’), Rhuan, Rodrigo Manso (Francisco (79’), Cipri, Tiago Vieria e Bruno Souza (Alex Sander 93’).

Treinador: André Irulegui.

Golos: Bruno Souza 30’.

Assinaturas MDB