Tribunal de Contas dá ‘luz verde’ a obra de alargamento na ponte da Foz do Sabor no valor 1,4 milhões de euros
O Tribunal de Contas deu ‘luz verde’ às obras de alargamento da ponte da Foz do Sabor, no valor de 1,4 milhões euros e com um prazo de execução de meio ano, avançou o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo.
“A obra recebeu recentemente o visto prévio do Tribunal de Contas [TdC] para dar início à intervenção e recebeu a autorização da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]”, afirmou José Meneses.
Segundo o autarca, trata-se de uma obra no valor de 1,4 milhões de euros, cofinanciada em 60% através do Contrato Programa de Apoio às Autarquias da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), e tem um período de seis meses para a sua concretização.
“Esta obra está pronta a ser iniciada, e será quando o empreiteiro reunir todas as condições necessárias para o fazer, estando estipulado um período de cerca de seis meses para a concretização do alargamento do tabuleiro da ponte e reforço dos pilares”, indicou.
Esta ponte rodoviária “é a única via de acesso rápido” às várias aldeias situadas nas imediações da Foz do Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo, e está interdita há vários anos ao trânsito de pesados de passageiros, socorro e mercadorias devido às más condições do tabuleiro.
“Esta é uma realidade que já leva cerca de 50 anos. Trata-se de uma obra estruturante para o concelho de Torre de Moncorvo”, vincou José Meneses. Os trabalhos subaquáticos para verificação do estado de conservação dos pilares da ponte também já foram autorizados pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), acrescentou.
