Estrasburgo

A voz dos cidadãos ouviu-se pela primeira vez no plenário do Parlamento Europeu

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2021-10-21 10:16

A União Europeia organizou um painel de cidadãos para debater em plenário os problemas da Europa, uma iniciativa inédita na sua história que serviu para apalpar o pulso ao estado do sítio. Foram 200 os europeus convidados para debater o futuro da Europa. Seis têm nacionalidade portuguesa ou são descendentes. O Mensageiro acompanhou os trabalhos em Estrasburgo durante três dias.
Portugueses de várias regiões do país integraram os Painéis de Cidadãos Europeus, no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa, que se realizou no Parlamento Europeu em Estrasburgo, na França, entre os dias 15 e 17 de outubro. Desta feita o tema em análise foi a União Europeia no Mundo/Migrações.
Esta foi a primeira vez na história da União Europeia (UE) em que se realizou um evento do género com os cidadãos sentados no plenário para fazer ouvir a sua voz. O Mensageiro de Bragança acompanhou os trabalhos, em Estrasburgo, sede oficial do Parlamento Europeu.
Ao todo 200 europeus, de várias idades, géneros, profissões, origem urbana e rural, diferentes contextos socioeconómicos, educação, tendo em comum serem residentes nos 27 Estados-Membros, participaram na iniciativa. Um terço de cada painel foi constituído por jovens entre os 16 e os 25 anos.
Os participantes foram escolhidos aleatoriamente e tiveram a oportunidade de dizer o que pensam sobre a Europa e o que querem para o futuro desta união económica e política, que tem origem na Comunidade Económica Europeia fundada em 1957.
REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA OU EM PDF ON LINE.

Assinaturas MDB