Organização e tratamento de dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico
O atual programa de Matemática do Ensino Básico organiza-se, em cada ciclo de ensino, em torno de quatro grandes temas matemáticos: Números e Operações, Geometria, Álgebra e Organização e Tratamento de Dados, e três capacidades transversais: Resolução de Problemas, Raciocínio e Comunicação. Apela para a diversificação de tarefas, para a sua natureza desafiante e para a sua aproximação a factos reais.
No caso concreto do desenvolvimento do tema Organização e Tratamento de dados pretende-se, sobretudo, que o aluno compreenda e seja capaz de produzir informação estatística e de a utilizar para resolver problemas e tomar decisões informadas. Neste âmbito, apresentamos a atividade “vamos descobrir qual é o animal preferido da turma”, passível de ser trabalhada no 1.º ano de escolaridade.
Inicia-se com a leitura de uma história sobre os animais da selva. Convidam-se as crianças a dialogar sobre algumas características dos animais, questionando qual é o animal que mais gostam. Isto porque a 1.ª etapa da investigação estatística consiste na formulação de questões para investigar (entendendo-se por investigação estatística o modo como questionamos, raciocinamos, organizamos os dados e damos resposta aos problemas). De seguida, faz-se o registo individualizado no quadro das respostas dos alunos, correspondendo à 2.ª etapa: recolha de dados. Numa 3.ª etapa, que se refere à organização de dados, começa-se pela escolha da representação mais adequada, tendo em conta a natureza dos dados e o fim em vista (para sabermos quantas crianças gostam de cada um dos animais referenciados). Uma forma possível consiste em cada criança desenhar o animal que indicou e, com os desenhos, organiza-se um pictograma numa cartolina, onde se agrupam os animais em barras verticais mediante a sua designação (o professor deve informar as crianças que a representação realizada se chama pictograma). A 4.ª etapa diz respeito à interpretação dos resultados, tendo como objetivo discutir com as crianças algumas questões, por exemplo: quantas gostam de cada um dos animais? Qual o animal preferido das crianças da turma? Há animais que apresentam a mesma preferência? Nesta etapa, formulam-se conclusões referentes aos dados organizados.
Esta atividade envolve recolha e organização de dados, interpretação destes, bem como estabelecimento de relações e conclusões.
Cristina Martins,
Elza Mesquita
e Maria do Céu Ribeiro
Instituto Politécnico de Bragança