A opinião de ...

A um amigo fiel

Olá Caro amigo.
Hoje começo assim, como quem se dirige a um amigo de longa data, a um amigo fiel. A sabedoria diz-nos que um amigo fiel é um poderoso refúgio, encontrá-lo equivale a descobrir um tesouro, não tem preço, o seu valor é imponderável, é balsamo vital que os que temem o Senhor encontrarão. Por isso o que teme o Senhor faz amigos verdadeiros, pois tal como ele é, assim é o seu amigo [Ecl. 6, 14-17] e, conclui em nota de rodapé a Bíblia de Jerusalém [1973]: “a verdadeira piedade garante a amizade”.
É reconfortante saber que esta coluna, que divulga iniciativas, transmite conteúdos de fé, liturgia, valorização do património, se tem revelado uma forma de suscitar amizades. “Logo que chega o Mensageiro de Bragança corro a sete pés para ler a opinião do Pe. Estevinho Pires […] e, as Sementes de Vida, onde preparo e atento nas leituras” […]. Desde que aqui escrevo, com regularidade, tenho recebido correspondência como esta de variados e assíduos leitores, o que me alegra para continuar. Uns partilham o gosto pela leitura, outros pedem esclarecimentos e opinião, outros afirmam-se colecionadores e, há ainda os que perguntam para quando uma publicação. A todos saúdo agradecendo a Deus, para que Ele mantenha e fortaleça a nossa amizade e, para que a alegria do Senhor continue a ser a nossa força [Neem. 8, 10].
Reuni alguns artigos, publicados aqui no Mensageiro de Bragança e, desejo lançar uma publicação: “Sete mistérios de Jesus Cristo e da Virgem Santa Maria”. Este livro é fruto de um projeto que pensou as novenas, a festa e, a intervenção de requalificação do património de um espaço sagrado, o adro da capela de Nossa Senhora da Veiga, de Alfaião, Bragança. Assim, narra as solenidades, festas e memórias, que no decurso do ano litúrgico celebram o mistério de Cristo e, veneram com especial amor a Mãe de Deus. Fala da mediação única de Cristo e, da devoção à Mãe de Jesus. Evoca a lenda, recorre à arqueologia, à história, à liturgia, até chegar ao projeto, à arquitetura, à encomenda de arte, para favorecer a devoção à Virgem Maria. Este trabalho conta ainda com ilustrações de Tânia Pires.
Dada a gentileza de inúmeros amigos leitores que me escrevem pedia-lhes agora a todos mais um esforço, no sentido de manifestarem o vosso interesse neste livro e, me informarem do número de exemplares que pretendem, para calcular a tiragem. O preço de capa é de 11 euros. Quem desejar adquirir agradeço que informe por mensagem privada, para o correio eletrónico [estevinho.pires@gmail.com], ou para a minha residência, António Carlos Estevinho Pires, Bairro da Previdência Bloco 1, 1.º Dto, 5300-233, Bragança, ou ainda, para Mensageiro de Bragança, Rua Dr. Herculano Conceição, Apartado 77, 5300-901 Bragança.

Edição
3832

Assinaturas MDB