Autarcas de 10 concelhos dispostos “a obrigar” a EDP a pagar impostos pela venda das barragens
Os autarcas dos 10 concelhos transmontanos afetados pela venda de seis barragens garantiram, após uma reunião no passado dia 14 de novembro com diretora-geral da Autoridade Tributária (AT), que vão obrigar a EDP a pagar todos os impostos devidos relacionados com esta transação.
“Não vamos baixar os braços e vamos obrigar a EDP a pagar os impostos da venda das barragens, que são nossos e dos contribuintes”, avançou o presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor, Eduardo Tavares.
O representante dos autarcas acrescentou que os municípios vão lutar de forma intransigente pelos seus direitos, mas sem indicar de que forma.
“A EDP terá lesado os cofres do Estado em mais de 335 milhões de euros com a proteção de ex-governadores”, indicou o também presidente da Câmara de Alfândega da Fé.
Os 10 autarcas transmontanos lamentaram, acrescentou, “a falta de sentido ético e de responsabilidade social da EDP, que em vez de pagar de forma voluntária os impostos devidos, que deve a todos os contribuintes, opta por recorrer aos tribunais”.
Eduardo Tavares afirmou também que, na reunião, transmitiram à diretora-geral da AT que “ não estão disponíveis, como sugestão do ministro da Finanças, a esperar mais um ano pela liquidação efetiva dos impostos que são devidos pela venda das barragens”.
