MENSAGEM PARA A QUARESMA E PÁSCOA DE 2026

Da Esperança à Caridade

Publicado por . em Qui, 02/19/2026 - 09:16

Irmãos e irmãs!
1. Como filhos amados de Deus, é com todos, sem exceção e fraternalmente, que nos dispomos a peregrinar para passarmos sempre “da esperança à caridade”. Em Igreja e com alegria, propomo-nos percorrer o itinerário da Quaresma e Páscoa, para nos centrarmos no mistério central da nossa fé: a vida, paixão, morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo, que nos concede abundantemente o Seu Espírito para nos unir e enviar em missão
O caminho da vida de cada pessoa tem uma história, uma densidade própria, marcada pelas relações que estabelece e pelo contexto e circunstâncias em que vive. Neste itinerário quaresmal e pascal, recordamos as crianças que vivem no abandono e na ausência de afetos; trazemos no coração os jovens que experimentam a incerteza relativa ao futuro e não encontram sentido e projeto feliz para a sua vida; acalentamos as famílias que estão em risco de separação; lembramos os idosos que suportam as cruzes da solidão e da rejeição; cuidamos a caridade pastoral que nos é devida aos doentes, aos enlutados, aos reclusos e hospitalizados que permanecem entre a vida e a morte, entre a liberdade e peso da dor; unimo-nos aos leigos, religiosos, diáconos e sacerdotes que buscam novos rumos para as comunidades cristãs, nomeadamente no serviço da liturgia, da catequese e da caridade; estamos particularmente unidos a todos os que sofreram e sofrem as consequências devastadoras das últimas intempéries e tempestades no Centro de Portugal e sintonizamo-nos com os governantes, os profissionais de saúde e as forças de segurança dando as mãos pelo bem de todos.

2. É fundamental sabermos a quem está ancorada a nossa vida: Jesus Cristo, o Crucificado e Ressuscitado. Ele revela-se como centro fundamental da nossa vida na Cruz, qual ponto nevrálgico que dá sentido aos caminhos da nossa vida. Assim, o itinerário da Quaresma aparece-nos como um rumo de esperança, que nos leva sempre a passos e gestos concretos de caridade. É tempo de conversão pessoal, pastoral e missionária, através de uma redescoberta da relação com Deus (oração), com os outros (partilha) e connosco próprios.
No Primeiro Domingo da Quaresma (21 e 22 de fevereiro) o Ofertório das Eucaristias reverte, solidariamente, para as vítimas das intempéries da Zona Centro.
A Renúncia Quaresmal, que se entrega no Domingo de Ramos, destina-se a ajudar o Carmelo de Moncorvo, concretamente para a mudança urgente das janelas.
Para nos ajudar a viver centrados na Cruz, a nossa Comissão Diocesana da Pastoral Litúrgica propõe-nos uma Dinâmica Quaresmal intitulada “Da Esperança à Caridade”. Pretende-se que cada cristão, cada família e cada comunidade renovem a fé batismal, percorrendo um caminho de conversão, de discipulado e de apostolado.
O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil mantém a bela tradição de propor a “Lectio Divina”: Leitura orante do Evangelho dos cinco domingos da Quaresma. Os grupos de jovens da Unidades Pastorais ou dos Movimentos poderão prestar um belo serviço a todos: preparar, guiar e animar, em cada semana da Quaresma, um momento de leitura orante da Palavra de Deus.
Estamos todos convidados para a tradicional Jornada Diocesana de Formação, no primeiro sábado da Quaresma, 21 de fevereiro, com o tema “Unidades Pastorais com expressão ativa de Sinodalidade”.

3. Rezamos por todos os que vivem indiferentes e apáticos em relação à comunidade cristã e à vida da sociedade. “Não nos cansemos de fazer o bem; porque a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos” (Gl 6, 9-10). Que cada um de nós se disponha, em atitude de peregrino, à conversão pessoal, pastoral e missionária a partir do centro da nossa vida: Jesus Cristo. Que a Senhora das Graças e S. Bento nos inspirem caminhos novos, audazes para oferecermos a todos o rosto de uma Igreja sinodal samaritana que desejamos ser cada vez mais, na medida em que passarmos sempre “da caridade à esperança”.
Bom caminho quaresmal e santa Páscoa!
+ Nuno Almeida
Bispo de Bragança-Mira

Assinaturas MDB