Nordeste Transmontano

Empresa de Vila Flor lança a primeira marca de cogumelos frescos produzidos em Portugal

Publicado por . em Qui, 06/05/2025 - 15:56

Ao longo do mês de maio irão chegar aos supermercados portugueses a nova marca de cogumelos produzida em Portugal pela CUGA, empresa de Vila Flor que é a maior produtora nacional de cogumelos.

Cláudia Ferra, diretora comercial da empresa, acredita que a marca que vai estar nas prateleiras da grande distribuição contribuirá para elevar a faturação da empresa, a qual em 2024 se cifrou em cerca de 21 milhões de euros e deverá alcançar os 24 milhões em 2026.

Depois de muitos anos a fornecer cogumelos frescos às principais cadeias da grande distribuição para as suas marcas próprias, a CUGA (antiga Varandas do Sousa) detém cerca de 80% da produção de cogumelos frescos em Portugal. Com o lançamento da CUGA, fará chegar ao mercado português uma gama cuidadosamente selecionada e embalada, assegurando um produto de elevada qualidade pela frescura, calibragem e cuidado na apresentação.

A gama CUGA apresenta quatro segmentos: “Clássicos”; “Fusão”; Únicos” e “Sazonais”. No segmento “Clássicos” destacam-se os cogumelos “baby” nas versões branco e marron, apresentados em inovadoras embalagens que permitem usar e, depois, conservar no frigorífico o produto não utilizado em perfeitas condições até à próxima utilização. Este segmento é complementado por cogumelos brancos e marron apresentados em diferentes combinações.

CEO da CUGA desde o final de 2023, Nuno Pereira considera que este lançamento vai reforçar o papel da empresa no desenvolvimento da categoria em colaboração com os seus clientes: “A empresa vai passar a exercer um papel mais ativo para alavancar o consumo de cogumelos frescos, atuando nos eixos de inovação, comunicação e ativação, estimulando o consumo e inspirando os consumidores nas diversas formas de preparação culinária”, afirma Nuno Pereira. “Com produção em Trás-os-Montes, temos orgulho na oferta de um produto de elevada qualidade, rico nutricionalmente e tão apreciado por quem procura ter uma alimentação mais saudável”.

Com a dinamização da categoria que as novas referências irão provocar, a CUGA prevê aumentar as vendas até ao final de 2026, saltando da produção de 4,5 mil toneladas em 2024 para 6,5 mil toneladas no final do próximo ano. Além do investimento na nova marca, a CUGA está a aplicar desde o ano passado três milhões de euros na requalificação das suas linhas de produção e na refrigeração de todas as etapas dos produtos, garantindo, assim, a integridade da cadeia de frio e a qualidade e frescura dos seus cogumelos: uma hora depois de colhidos, todos os cogumelos estarão já arrefecidos e irão manter essa mesma temperatura até serem disponibilizados nas prateleiras dos supermercados.

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