Este ano já foram registados 10.251 crimes de violência doméstica em Portugal e 13 mortes
Até ao dia 15 de novembro a GNR registou 10.251 crimes de violência doméstica em todo o país, dos quais resultaram 13 vítimas mortais (11 mulheres e dois homens). “Um número de mortes que já iguala o total registado em todo o ano de 2024”, indicou uma fonte da Guarda esta terça-feira, 25 de novembro, dia em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Bragança e Portalegre são os dois distritos com valores mais baixos de ocorrências registadas na área de intervenção da GNR. Situação oposta ocorre nos distritos do Porto, Aveiro e Lisboa que continuam a concentrar o maior número de denúncias.
As diligências da GNR permitiram a detenção de 1.380 suspeitos, dos quais 349 aconteceram em flagrante delito e na apreensão de 864 armas.
No âmbito dos núcleos especializados (NIAVE), que contam com 186 militares com formação específica para acompanhar as vítimas, foram desencadeados 4.056 inquéritos, com uma taxa de conclusão de processos na ordem dos 97,5%.
Até à próxima sexta-feira a GNR promove um conjunto de ações de sensibilização em todo o território nacional, no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala hoje.
