Flávio Cipriano e Francisco Pires fecham top-10 na lendária Maratona BTT 5 Cumes

Os ciclistas brigantinos Flávio Cipriano e Francisco Pires, da União Ciclista de Bragança, assinalaram uma participação de relevo na 20.ª edição da Maratona BTT 5 Cumes, ao conquistarem lugares no top-10 da classificação geral. A prestigiada competição, considerada uma das provas de referência do calendário nacional de BTT, reuniu este domingo milhares de atletas em Barcelos.
O percurso, com cerca de 77 quilómetros, desafiou os participantes a ultrapassarem os cinco cumes emblemáticos do concelho barcelense. Entre os brigantinos, Flávio Cipriano alcançou o 3.º lugar em M30 e terminou em 9.º lugar da geral, com o tempo de 03:20:12. Já Francisco Pires garantiu a 4.ª posição em Elite M, fechando o top-10 absoluto, igualmente com 03:20:12.
No final da prova, Flávio Cipriano destacou a exigência da competição e a surpresa do resultado. “Não contava com esta prova no calendário, foi uma decisão de última hora. Sabia que é uma competição mítica, de referência no XCM nacional, e só podia ser um dia intenso ao longo dos 76 quilómetros. Não tive as melhores sensações e perdi contacto no primeiro cume, onde se dividiu o grupo da dianteira. Fiquei intermédio, mas sabia que o Francisco vinha num grupo relativamente perto e decidi conciliar com a brilhante prova dele, onde fechámos o top-10 na geral”, referiu o atleta.
A dupla brigantina regressa à competição já no próximo domingo, 5 de outubro, na 4.ª prova do Open de XCM ACB, em Vimont.
De salientar também a participação da brigantina Diana Porto, na meia maratona 3 Cumes, com 45 km, que realizou uma prova brilhante ao garantir o segundo lugar na geral feminina e o ouro no Escalão Master 30 feminino, completando o percurso em 02:41:23.
Fotos: DR