Bragança

Hospital de Bragança já tem novo bloco operatório

Publicado por . em Qui, 09/25/2025 - 16:33

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste abriu o novo bloco operatório do hospital de Bragança, um investimento que, de acordo com a ULS, “potencia o aumento da capacidade assistencial e constitui um marco significativo na modernização da atividade cirúrgica da instituição”.

Este projeto foi estruturado “para responder às atuais necessidades com soluções modernas e tecnologicamente avançadas”, reivindica a ULS Nordeste, em comunicado.

Com três salas operatórias equipadas “segundo elevados padrões de qualidade e segurança”, o novo Bloco permite condições de trabalho e de atendimento “alinhadas com o mais elevado nível de excelência praticado no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

A entrada em funcionamento desta nova Unidade Cirúrgica permite, paralelamente, o início das obras do novo recobro, “que irão contribuir para a melhoria substancial dos cuidados pós-operatórios imediatos, tornando-os mais eficientes e humanizados”.

O novo Bloco Operatório está integrado no projeto que contempla, igualmente, a nova Central de Esterilização e as novas instalações dos Serviços de Patologia Clínica e de Imuno-hemoterapia, já em funcionamento.

Ao nível das infraestruturas, trata-se de um investimento total previsível superior a quatro milhões de euros, financiado em cerca de 3,2 milhões por fundos comunitários, através dos Programas Regionais - Norte 2020 e Norte 2030.

No que respeita aos equipamentos tecnológicos, o investimento previsível é de cerca de 1,5 milhões de euros, financiados em cerca de 680 mil euros através do Programa Regional Norte 2030.

A curto prazo terão, igualmente, início as obras de remodelação do internamento cirúrgico, alvo de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), “completando assim um ciclo de investimento estratégico e estruturante na área dos cuidados cirúrgicos na ULS do Nordeste”, lê-se.

Estes investimentos inserem-se num plano global de modernização de infraestruturas e serviços de saúde na ULS do Nordeste “que representam um passo determinante na valorização da resposta assistencial da região, reafirmando o compromisso da instituição com a qualidade, segurança e integridade dos cuidados disponibilizados aos utentes no distrito de Bragança”, conclui o documento.

Assinaturas MDB