Macedo de Cavaleiros

Morreu o cantor Roberto Leal, natural de Vale da Porca

Publicado por AGR em Dom, 2019-09-15 14:12

Morreu hoje, aos 67 anos, o cantor Roberto Leal, natural de Vale da Porca, em Macedo de Cavaleiros.
O anúncio foi feito pelo ex-secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local, José Cesário, na sua página de Facebook: “Hoje acordamos com um enorme choque. O nosso amigo, grande Português no Brasil e no Mundo, António Joaquim Fernandes, o grande Roberto Leal, acabou de falecer. A tristeza é enorme! Portugal e o Brasil estão de luto”, escreveu.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já lamentou o desaparecimento do cantor, recordando Roberto Leal "com amizade, lembrando o seu papel junto das comunidades portuguesas, nomeadamente no Brasil, com ligação às suas raízes, durante várias décadas", lê-se numa nota da Presidência da República.
O cantor morreu na madrugada deste domingo, em São Paulo, onde já estava internado num hospital, na sequência de um cancro com o qual vinha lutando há cerca de dois anos.

Roberto Leal era o nome artístico de António Joaquim Fernandes, que emigrou para o Brasil aos 11 anos, em 1962, com os pais e nove irmãos.
'Arrebita' ou 'Dá cá um beijo' são alguns dos seus maiores sucessos musicais.
A par de uma carreira na música, Roberto Leal nunca esqueceu a ligação às suas raízes, sendo visita frequente do santuário de Santo Ambrósio, em Vale da Porca.