COVID-19

O Município de Bragança divulgou esta sexta-feira um pacote de medidas adicionais para fazer face ao cenário atual provocado pelo coronavírus

Publicado por Glória Lopes em Sex, 2020-03-20 18:07

- Montagem de um hospital de campanha, na Unidade Local de Saúde do Nordeste, para doentes COVID-19.
- Disponibilização de pavilhões municipais para espaços de permanência de doentes de transição (alternativos a tendas).
- Disponibilização de quartos para alojamento de profissionais de saúde que, durante esta fase, deles necessitem, referenciados pela Unidade Local de Saúde do Nordeste.
- Articulação com as Juntas de Freguesia do Concelho, para garantir o fornecimento ao domicílio (medicamentos e bens essenciais) a pessoas idosas, isoladas e com carências económicas.
- Isenção de pagamento das taxas de ocupação em feiras (semanal e de produtos da terra), por um período de 4 meses (março a junho 2020).
- Isenção do pagamento de juros de mora, até 31 de julho de 2020, pelo atraso no pagamento das faturas de água e de rendas sociais dos meses de março, abril e maio de 2020.
- Isenção do pagamento das rendas sociais, dos meses de abril, maio e junho de 2020.
- Isenção do pagamento das tarifas fixas da fatura da água (incluindo saneamento e RSU), dos consumos dos meses de abril e maio de 2020 (aplicado a todos os contratos de fornecimento).
- Suspensão de cortes de fornecimento de água, por tempo indeterminado.
- Suspensão do pagamento, por três meses (abril a junho 2020), das taxas de utilização/ocupação do Mercado Municipal (aplicado a todos os contratos).
De natureza preventiva:
- Desinfeção de espaço público, abrangendo o espaço possível.
- Cancelamento de todos os eventos em espaço público agendados para abril, maio e junho, promovidos pelo Município e/ou por outras entidades, com possibilidade de calendarização para outros meses, dependendo da evolução epidemiológica do CORONAVÍRUS COVID-19.
- Difusão sonora de mensagens de sensibilização da campanha “Fique em Casa”, no meio rural, vila de Izeda e cidade, dirigida a residentes, migrantes e emigrantes.
- Apenas se procederá à leitura dos contadores de água que se encontrem no exterior das habitações. Os consumidores poderão transmitir as leituras através da linha gratuita 800 251 555, para o número 273 919 059 (chamada local) ou ainda através dos serviços on-line, com registo prévio no portal do Município.

Assinaturas MDB