Miranda do Douro

PCP quer meios técnicos e financiamento garantidos para a Estrutura de Missão do mirandês

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 02/12/2026 - 11:02

A estrutura distrital do PCP de Bragança defendeu hoje ser necessário garantir os meios técnicos e financeiros para uma “verdadeira política de preservação da língua mirandesa”, após a criação da Estrutura de Missão para a salvaguarda do idioma.
A distrital de Bragança do PCP referiu que “há a necessidade de criar manuais escolares, livros em mirandês, prontuários, gramáticas e apoio ao ensino da língua mirandesa nas escolas e universidades”.
“É necessário que as entidades públicas, as escolas, o comércio, turismo e os meios de comunicação do município passem a tratar o mirandês como uma riqueza diferenciadora, para as populações e para quem nos visita”, acrescentou.
O PCP adiantou que acompanhará este processo e apelou às gentes da “Terra de Miranda” (Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso) que exijam, igualmente, ao poder central e às suas autarquias a concretização destas medidas, “para que contribuam também para o combate ao despovoamento, pois são muitas as riquezas que os grandes grupos económicos como a EDP e a Movhera continuam a extrair da região”.

Assinaturas MDB