Bragança

Presidentes de junta ajudaram a eleger Eduardo Malhão presidente da Assembleia

Publicado por AGR em Qui, 11/06/2025 - 09:57

Os 34 presidentes de junta de freguesia eleitos pelo PSD foram determinantes para eleger Eduardo Malhão, do PSD, novo presidente da Assembleia Municipal de Bragança.
A lista do PS, encabeçada por Jorge Novo, elegeu 20 membros para a Assembleia, contra os 18 da lista do PSD, encabeçada por Eduardo Malhão. Chega e Iniciativa Liberal elegeram um membro cada um. Contudo, o PS só tem cinco juntas contra as 34 do PSD, votos que contam na eleição da Mesa da Assembleia.
Aí, o PSD apresentou uma lista, com Eduardo Malhão, Bruno Veiga (Babe) e Gracinda Amaro, que comou 42 votos, contra os 32 da lista B, de Jorge Novo. Houve ainda quatro brancos e um nulo.
Assim sendo, a convicção das hostes do PSD é que ainda terá havido pelo menos cinco presidentes de junta a não votar em Eduardo Malhão, que não quis falar aos jornalistas.
Jorge Novo frisa que o resultado “não correspondem de modo algum àquela que foi a expressão do voto de cada uma das cidadãs e de cada um dos cidadãos. Ficará com o juízo e a consciência de cada membro desta Assembleia não ter correspondido à expressão que os cidadãos tiveram em urna no seu voto”.
Garantindo que mantém o mandato, mostrou-se “bastante triste” por não lhe ter sido dada a oportunidade, pelo plenário, para explanar as razões da sua candidatura à presidência da Mesa da Assembleia Municipa

Assinaturas MDB