Cultura

Realidade Virtual e Realidade Aumentada chegam ao Museu do Abade de Baçal

Publicado por . em Qua, 2022-06-29 12:03

A partir da próxima terça-feira, dia 5 julho, os museus geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) terão ao dispor dos visitantes novos recursos, através de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, será um dos que aderiu ao projeto.
Para incentivar e capacitar todos os visitantes, nomeadamente crianças, jovens, adultos, idosos ou pessoas com incapacidades visuais e auditivas, a plataforma MuseusPortugal.pt pretende contribuir para a criação de uma experiência única, abrindo um mundo imersivo de experiências, informações, vídeo e conteúdos 3D para os museus nacionais.
Com a integração de Realidade Aumentada através de uso de aplicativo móvel para smartphone ou tablet, os visitantes experienciarão a sobreposição de imagens interativas à visão da realidade. Os visitantes terão ainda acesso a conteúdos exclusivos ao visualizar um espaço, uma obra de arte ou um artefacto, onde será possibilitado o acesso a informações de texto, vídeo, fotografias e objetos volumétricos em 3D, tudo isto guiado por um robô virtual que o acompanhará por vários pontos de interesse nos espaços a visitar.
Numa primeira fase, os equipamentos estarão disponíveis em várias locais, como o Museu dos Biscainhos e Museu D. Diogo de Sousa (Braga), Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques de Bragança (Guimarães) e Museu do Abade de Baçal (Bragança).
O Museu de Lamego e o Museu da Terra de Miranda encontram-se, atualmente, encerrados para obras de manutenção/reabilitação.

Assinaturas MDB