Retiro do Clero: por caminhos sinodais

De 8 a 12 de setembro realizou-se o segundo turno do retiro do clero no Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo.
Foi a segunda vez que se pretendeu elaborar um retiro em chave sinodal e, pelos testemunhos dados, os objetivos parecem ter sido atingidos. Assim o confirmaram todos os presentes.
Quatro temas teológicos orientaram a reflexão: a proximidade com Deus, a proximidade com o Bispo, a proximidade com os pastores, a proximidade com o povo.
Foram usadas certas dinâmicas pedagógicas que levaram os presentes a interrogar-se sobre o modo como viver estas quatro proximidades já elaboradas pelo Papa Francisco.
Estamos na época dos influenciadores espirituais, papel que foi exercido pelo Monsenhor Adelino, Padre José Luís e Padre António Magalhães.
Novidade metodológica, doutrina segura, ambiente de escuta e oração. Verdade nas palavras e moderação na linguagem, partilha de ideias e vontade de unir foram os eixos mais focados nos encontros.
De salientar que quer a Eucaristia quer a liturgia das horas foram rezadas com a comunidade das monjas do Mosteiro. Que ajuda tão preciosa!
Resta desejar que o ambiente de fraternidade que ali se viveu continue durante o ano pastoral que vamos iniciar. Assim seja.