Bragança

Semana Gastronómica do Bacalhau de 23 a 30 de março

Publicado por . em Seg, 2024-03-18 17:22

Está de regresso a Bragança a Semana Gastronómica do Bacalhau, que entre 23 e 30 de março, conta com 17 os restaurantes onde este peixe terá honras de destaque nas ementas.
A iniciativa promovida pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de
Bragança (ACISB) tem como prato original o “Bacalhau à Bragança”. Os restaurantes decidiram usar uma receita única, que cada qual recria de acordo com a sua criatividade, com total respeito pelos ingredientes e forma de confeção. Chamaram-lhe “Bacalhau à Bragança” e junta-se às 1001 maneiras de fazer bacalhau. Para além do bacalhau o prato inclui diversos ingredientes muito usados no território, como o azeite, batatas, alho, cebola, louro, ovos, pimento vermelho e o “colorau” (pimentão moído), uma influência de Espanha, que usa este produto com muita frequência na sua gastronomia.
Para além deste prato, obrigatório na ementa, cada restaurante tem total liberdade para
estimular a sua criatividade e surpreender o cliente, com menus completos ou pratos soltos integrados na ementa.
Esta importância do bacalhau na nossa gastronomia é bem conhecida em Espanha, grandes apreciadores do produto, que nos restaurantes portugueses manifestam uma visível preferência e muita procura pelos pratos de bacalhau. E é esta a razão comercial que levou a ACISB a promover a iniciativa e criar mais motivos de visita a Bragança, com foco especial na vizinha Espanha, que por tradição tira férias durante a Semana Santa, tendo maior disponibilidade para viajar e para se deslocar a Bragança por motivos gastronómicos.
.

Assinaturas MDB