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Igreja de São Mamede, Alimonde. O Grande Mártir, Padroeiro de Arimundus

Alimonde pertence à União das Freguesias de Carrazedo e Castrelos, que inclui a aldeia de Conlelas. Distante 15km a Ocidente de Bragança, implanta-se numa planície no fundo da Serra da Nogueira. Povoado proto-histórico, onde o castro da Terronha deixou vestígios de obras defensivas. E de presença Romana, destacando-se um troço da via XVII do Itinerário de Antonino, conhecida como Calçada de Alimonde, ou Caminho dos Escalões. As Inquirições de D. Afonso III (1258) e as de D. Dinis (1288) referem a paróquia Sancti Mameti, ou Mometis, de Arimundi. Da Comarca de Trás Monte, enquanto cabeça de freguesia e estatuto de abadia, detinha proeminência sobre Carrazedo, Refoios e Zoio, não obstante o Mosteiro de Castro de Avelãs ali possuir bens patrimoniais. A partir de 1545, a Igreja ficou adstrita ao Bispado de Miranda, contribuindo os moradores com duas galinhas e 60 alqueires de trigo para a sustentação da Mesa Capitular da Diocese. Então, em 1569, devido a vacatura, é anexada à Igreja de S. João de Fontes Transbaceiro, por sua vez pertencente ao padroado do Colégio Jesuíta de Bragança. Inserto na Comarca e da Casa de Bragança, no século XVIII o povoado compreendia a Igreja Matriz de São Mamede, no meio do povo, e a Ermida de Santo Amaro, ‘extramuros’. De acordo com as «Memórias Paroquiais de 1758», a Matriz continha, como ainda na atualidade, o Altar-mor com o Orago e os laterais dedicados a Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a Cristo Crucificado. Quanto à Ermida, requalificada em anos recentes e com um espaço de romaria, a imagem era tida como milagrosa, a ela acorrendo muita gente em romagem a 15 de janeiro. A aldeia tem também, desde 1963, a Capela contemporânea de Nossa Senhora de Fátima, edifício projetado pelo conceituado arquiteto e pintor flaviense Nadir Afonso, localizada no designado Cabeço do Lombo. A Igreja Matriz, seiscentista, murada e telhada, apresenta frontispício simples e despojado, com portal de arco apontado, duas mísulas sem telheiro, campanário em empena, com dupla ventana para sineiras, sobrepujado com Cruz latina. A ala esquerda contém escadas de acesso ao coro-alto, saimentos referentes a compartimento de batistério e sacristia e, em registo posterior, uma estrutura em cúpula quadrangular, mais alta e estreita do que a nave, respeitante ao presbitério. O ‘recheio’ interior assume o Barroco tardio, de cariz Joanino: três altares decorados por pâmpanos, fénices, putti, querubins, acantos e florões; colunas salomónicas, entre pilastras, de capitel a remeter para o coríntio; arquivoltas a irradiar para o ático, unidas por aduelas. Na nave, os altares laterais, restaurados em 2017, de mesa em forma de urna, são de eixo único, idêntica talha policromada a vermelho e dourado. Ladeado por púlpito, o de Cristo Crucificado, com anjos músicos no ático, tem tela costeira pintada alusiva ao drama do Calvário em plano inferior e, no superior, Deus-Pai Senhor do mundo. O altar da Virgem Imaculada, com anjos atlantes de suporte no embasamento e M no frontal da mesa, é de tela costeira pintada com anjos músicos e alados, em louvor à Virgem coroada. No teto, os altares são unidos ao arco triunfal por três filas de quatro caixotões, também restaurados em 2017, com painéis de pintura referente aos 12 Apóstolos (S. Matias substitui Judas Iscariotes; S. Paulo Tiago Menor). No presbitério, sobrelevado por supedâneo de granito e teto forrado a caixotões de moldura rosa, florões dourados nos vértices e tela a azul, expõem-se, nas paredes, imagens de Santo Amaro, S. Bento e Santa Luzia, sobre pedestal. O Altar-mor é de três eixos, cor branca e dourada e mesa paralelepipédica vegetalista. O embasamento destaca anjos atlantes e a mesa expõe Sacrário tipo templete, com Agnus Dei e querubim na porta e colunelos salomónicos nos alçados. Ladeado por anjos, sobre ele assenta a imagem do Sagrado Coração de Jesus resplendoroso, defronte ao trono expositivo com o Orago São Mamede, em tribuna profunda. Os eixos laterais, entre colunas, exibem sobre mísulas as imagens de Nossa Senhora do Rosário (evangelho), ladeada por S. José e S. João I Papa, e de S. Sebastião e Santo António (epístola).

altar

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4043

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