Alfândega da Fé

Artur Aragão pondera processar DECO após acusação de falsificar azeite

Publicado por AGR em Qui, 2013-08-29 12:01

A notícia caiu como uma bomba em Alfândega da Fé. A Deco, a organização de Defesa do Consumidor, alega ter feito análises a várias marcas de azeite, entre as quais a Alfandagh, da Casa Aragão, a qual acusa de defraudar os seus clientes ao comercializar um produto diferente daquele que vem indicado no rótulo. No caso do azeite de Artur Aragão, a DECO diz mesmo que, de acordo com as análises que mandou fazer “a um laboratório independente”, assume-se como “azeite virgem extra”, mas nem sequer azeite é, diz a DECO. O caso foi denunciado à Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que terá confirmado a fraude, estando agora a decorrer o processo para retirar o produto do mercado.
Numa nota enviada às redações, a Deco refere que as análises ao azeite biológico da marca Alfandagh comprovaram “a presença de outros óleos vegetais refinados que não o originário da azeitona”.
O estudo encontrou ainda quatro outras marcas de azeite que se apresentam, no rótulo, como “azeite virgem extra”, mas não cumprem os requisitos legais para tal.
No entanto, Artur Aragão, responsável pela Casa Aragão, já refutou as acusações. “A Deco verificou apenas um dos lotes. Questiono o relatório de análise, porque dizem que nem azeite é. Os resultados são antagónicos porque a análise sensorial apresenta um resultado de azeite virgem extra e depois a análise química apresenta resultado de um azeite que nem sequer é azeite. Todos os nossos produtos têm acompanhamento do agricultor ao ponto de venda, por uma entidade externa, a SATIVA”, explicou Artur Aragão.
 

Assinaturas MDB