Bragança

Bombeiros de Izeda receberam nova ambulância em dia de 40.º aniversário da Associação Humanitária

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2024-02-08 12:55

Os bombeiros voluntários de Izeda receberam no sábado um presente de aniversário surpresa: uma ambulância de emergência, oferecida pelo Município de Bragança, no âmbito dos 40 anos da corporação.

“Foi apresentada depois da missa. É uma ambulância de emergência, financiada quase na totalidade pela Câmara de Bragança, com 60 mil euros”, explicou o comandante da corporação ao Mensageiro de Bragança, Óscar Esménio.

O mesmo responsável sublinhou que, neste momento, uma necessidade urgente passa pelo “estabelecimento de um posto de emergência (PEM) do INEM”, que permitiria ter mais uma ambulância, colocada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica. “Precisamos, pois também garante um prémio mensal fixo que ronda os cinco mil euros e que hoje em dia não recebemos. É um apoio fundamental para conseguirmos garantir os meios humanos para a tripulação da ambulância.

Estamos a concorrer de forma desleal com os nossos vizinhos, que fazem o mesmo serviço mas têm uma ambulância e recebem o prémio.

Acreditamos que será uma situação revista ainda este ano”, frisou o comandante da corporação.

Por seu turno, o presidente da Associação Humanitária, João Lima, lembra que esta corporação “é de uma importância muito grande”. “Estamos distantes da sede de concelho 40 quilómetros. E estamos distantes dos bombeiros de Macedo 35 quilómetros. Esta associação aqui justificava-se pelas distâncias. Se temos de socorrer as populações, quanto mais perto estivermos do acidente, as populações beneficiam muito mais”, disse.

João Lima aponta “a renovação de frotas, veículos e manutenção” como um dos responsáveis de a associação, que tem 600 sócios pagantes, ir ficando “com as finanças em baixo”. “Se não fossem os empréstimos bancários e o apoio que a Câmara nos dá de há uns anos a esta parte, esta casa não tinha grande solução”, frisou. Mas, agora, diz ver “solução para o futuro”. “As dificuldades são permanentes mas o futuro está hoje mais risonho do que estava há 20 anos”, garantiu.

O presidente em exercício da Câmara de Bragança, Paulo Xavier, sublinhou que “há que valorizar todo o trabalho que foi feito por mulheres e homens no passado”. “Hoje têm uma boa corporação e dá resposta cabal a esta zona do território. Em consonância, o município de Bragança tem valorizado, pela sua competência, profissionalismo e formação, os bombeiros voluntários de Izeda”, apontou.

O autarca lembrou que, “além do apoio de duas EIPs [equipas de intervenção permanente], temos variadíssimos trabalhos e a oferta de uma ambulância. Estamos a falar de cerca de 250 mil euros para esta corporação em 2024. É um investimento significativo mas para as pessoas, para os bombeiros, para o bem estar das pessoas”, concluiu.

Assinaturas MDB