FUTEBOL

Bragança goleia Brito e segue para a terceira eliminatória da Taça

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 09/22/2025 - 13:27

O Grupo Desportivo de Bragança assegurou, este domingo, a passagem à terceira eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, ao vencer, de forma categórica, o Brito Sport Clube por 5-0, em encontro da segunda ronda da prova rainha do futebol português.

Os brigantinos dominaram o encontro desde o apito inicial e inauguraram o marcador aos 17 minutos, numa rápida transição em que Danny serviu Carlos Ferreira para o 1-0.

No segundo tempo, o GD Bragança voltou a controlar a partida e a aumentar a vantagem. Danny voltou a dar nas vistas, aproveitando um pontapé longo do guarda-redes Júnior — em estreia a titular — para fazer o 2-0.

Aos 61 minutos, o Brito ficou reduzido a dez jogadores, após a expulsão de Alex por comportamento violento. Pouco depois, aos 71’, Edgar surpreendeu o guarda-redes Adegoke com um golo de livre lateral. Danny voltou a marcar aos 76’, com um 'tiro letal', e Carlos Ferreira fechou a contagem aos 84’, com um remate de levantar o estádio.

Nas declarações pós-jogo, André Irulegui, treinador do GD Bragança, mostrou-se satisfeito com a exibição: “Passámos esta eliminatória com muito mérito, frente a uma equipa muito forte, que está igualada a nós na classificação do campeonato. Estamos muito felizes com este resultado, após uma semana de muito trabalho.”

Sobre a estreia de Júnior na baliza, Irulegui comentou: “É um jogador muito forte no jogo longo; a assistência para golo que deu foi determinante para condicionar o adversário.”

“Na próxima eliminatória da Taça de Portugal poderemos defrontar equipas da Liga Portugal 1, o que seria extraordinário como palco para o clube, embora competitivamente mais complicado. Agora há que manter o foco no campeonato”, concluiu o técnico.

No lado do Brito, o treinador-adjunto Miguel Campos assumiu a responsabilidade pela derrota, após recusa do técnico Quim Berto em prestar declarações: “Falhámos na intensidade necessária para este desafio e, depois, com apenas dez jogadores, os golos surgiram naturalmente. Agora é focar-nos no campeonato e continuar o trabalho.”

Rebordelo e Mirandela seguem para a ronda seguinte, enquanto o Vinhais despediu-se da prova.

Nos outros encontros envolvendo clubes do distrito, o Rebordelo eliminou o Gouveia após um empate 2-2 no tempo regulamentar e prolongamento, vencendo nos penáltis por 5-4. Os golos do Rebordelo surgiram por João Melo (25’) e Luís Oliveira (63’), enquanto Leonel Samaina (11’) e Miguel Fernandes (90'+3) marcaram pelo Gouveia, equipa da Série B do Campeonato de Portugal.

O Mirandela venceu o Fazendense por 2-1. Adilson (43’) e Lucca (62’, g.p.) marcaram pelos visitantes, com Rodrigo Neves (86’) a reduzir para a equipa da 1.ª Divisão da AF Santarém.

Por fim, o Vinhais despediu-se da competição ao perder por 3-1 diante do Ançã. Leonardo Almeida (45’) marcou para os vinhaenses, mas a expulsão de Lauro aos 52’ complicou a tarefa. João Gonçalves (64’, AG), Domingos Vandre (78’, pen.) e Pedro Leão (90’, pen.) deram a reviravolta e a vitória da equipa do Ançã, da Divisão de Elite da AF Coimbra.

Com esta ronda, três dos quatro clubes brigantinos que ficaram isentos da primeira eliminatória continuam a representar o distrito, agora com o GD Bragança, Rebordelo e Mirandela a avançar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

Assinaturas MDB