Vinhais

Catorze aldeias têm estrada nova outra vez

Publicado por AGR em Sex, 2013-07-26 09:04

As 14 aldeias da zona da Lomba, no concelho de Vinhais, viram finalmente satisfeita uma reivindicação com décadas: uma estrada condigna que as ligue à sede do concelho.
Há 80 anos, e perante a falta de alternativas, foi a própria população a deitar mãos à obra e avançar com o rompimento da via, que só seria asfaltada 40 anos depois. Agora, mais quatro décadas volvidas, os cerca de 20 quilómetros de estrada entre Sobreiró e as Trincheiras receberam tapete novo, encurtando em cerca de 15 minutos o trajeto que já tinha “muitos buracos”, segundo a população. O investimento rondou o milhão de euros.
Para Américo Pereira, presidente da autarquia vinhaense, em boa hora se conseguiu avançar com esta melhoria. “Isto era uma estrada nacional, das que foram desclassificadas em 1998, mas que a autarquia de Vinhais nunca tinha recebido. Tivemos a sorte de fazer este contrato programa com o Governo numa altura em que Portugal entrou na crise. Se fosse hoje, teríamos grandes dificuldades. Mas correu bem e está arranjada. Esperemos que funcione durante muitos anos”, frisou Américo Pereira.
A obra foi concluida no inverno mas “só agora a população quis inaugurá-la, para fazer uma grande festa”. Este fim de semana deverá ser inaugurada a estrada entre Salgueiros e Santalha. “Eram as duas piores vias do concelho. Hoje orgulhamo-nos de ter uma rede concelhia muito boa”, frisou o autarca.

Tags

Assinaturas MDB