Atletismo

Corrida das Cantarinhas terá meia maratona em 2020

Publicado por AGR em Qui, 2019-04-18 14:27

A corrida das Cantarinhas de 2020 terá uma meia maratona a juntar às provas de cinco e dez quilómetros que se disputam este ano, no primeiro fim de semana de maio.
A novidade foi deixada por Hernâni Dias, presidente da Câmara de Bragança, na apresentação do evento deste ano, organizado pelo Ginásio Clubde de Bragança, na passada quinta-feira.
De acordo com o autarca, o objetivo é “trazer mais participantes”. “Temos sentido um crescimento sustentado desde a primeira edição até agora e tudo aponta para que possa haver um crescimento importante, já que é inserida num evento relevante a nível económico da nossa região. É uma feira muito antiga, provavelmente a maior feira do distrito. É uma data marcante pelo que faz todo o sentido que esta prova aconteça nesta altura e que traga cada vez mais pessoas, mais participantes mas também outro tipo de atletas, que põem o nome do atletismo muito alto”, sublinhou o autarca.
O município apoia a prova com 18 mil euros mas espera que no próximo ano “se faça mais com o mesmo”.
Já Carlos Fernandes, presidente do Ginásio Clube, espera “uma maior dinâmica na cidade”.
Quanto à prova deste ano, que se disputa no dia 5 de maio, terácomo principal novidade “a prova dos cinco quilómetros para quem está menos preparado na corrida”. “Para além disso, há uma melhoria do kit do atleta e, no final, haverá um lanche”, revelou.
“Este ano, em prémios temos mais de três mil euros e temos prémios para os 40 primeiros da geral masculina e feminina.
Na prova dos dez quilómetros, a inscrição custa dez euros e tem direito ao seguro, abastecimentos e ao kit do atleta com a cântara, a camisola, produtos regionais e mais algumas surpresas. A inscrição não paga essas despesas.
Na corrida dos 5 kms são cinco euros, tal como na caminhada”, explicou. O objetivo é ter, “no mínimo. tantos participantes como no ano passado. Com a caminhada, rondou as sete centenas de inscrições”.
O padrinho do evento é Rui Muga, um dos melhores atletas da região, nascido em Mogadouro. “Fui segundo e este ano vou lutar novamente pela vitória. Espero que também esteja um bom lote de atletas. Espero que seja um bom evento.
A vantagem é que é um evento onde podem participar o filho, o pai, a mãe e, até, a avó. Isso é benéfico porque faz com que, no mesmo fim de semana, todas as pessoas da família possam praticar a mesma atividade. O facto de ter as corridas jovens é muito bom. Faz com que miúdos que nunca correram possam vir correr e detetar-se algum talento escondido”, disse.

Assinaturas MDB