Nordeste Transmontano

Escolas, transportes e recolha de resíduos afetados pela greve geral no distrito

Publicado por AGR em Qui, 12/11/2025 - 15:11

Escolas, transportes e a recolha de resíduos foram os serviços mais afetados no distrito de Bragança com a realização da greve geral esta quinta-feira.

Em Bragança, os dois pólos escolares (Sé e Santa Maria), a escola Augusto Moreno (do agrupamento Abade de Baçal) e a escola Emídio Garcia (sede do agrupamento) estão, hoje, encerradas.

Há ainda constrangimentos noutras escolas, com várias turmas sem aulas.

"Tivemos uma adesão de cerca de 70 por cento no distrito de Bragança", adiantou ao Mensageiro João Rodrigues, coordenador distrital do sindicato dos trabalhadores em funções públicas do norte.

O mesmo sindicalista denuncia "situações gravíssimas que aconteceram em algumas escolas, nomeadamente na de Carrazeda de Ansiães", como forma de impedir o encerramento, com recurso a outros trabalhadores.

Já na Câmara de Macedo de Cavaleiros, a secção de transportes ficou hoje parada, de acordo com Francisco Marcos, do sindicato dos trabalhadores da administração local (STAL).

"Em Bragança, os transportes estão a 50 por cento. O centro de tratamento de resíduos, que trata a reciclagem, da Resíduos do Nordeste, também parou. Há vários serviços afetados um pouco por todo o distrito", sublinhou o mesmo responsável.

Verificam-se, ainda, constrangimentos em serviços como tribunais ou registos e notariado.

Assinaturas MDB