Estudante brigantino premiado na China

O brigantino José Manuel Vicente, de 27 anos, estudante do programa doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Bolseiro de Investigação no Laboratório de Energias Renováveis e Mobilidade pertencente ao ARISE-SYSTEC viu um seu trabalho distinguido numa conferência realizada na China, no final de setembro.
Antigo aluno das escolas Augusto Moreno e Abade de Baçal, em Bragança, José Manuel Vicente participou na 4th edição da IEEE International Conference on Industrial Electronics for Sustainable Energy Systems, realizada em Pequim, na China, um evento de referência na área da eletrónica de potência e dos sistemas sustentáveis.
“Durante a conferência apresentei o nosso trabalho “Hybrid Fuel Cell-Battery Architecture for Auxiliary Railway Systems Using GaN-Based Power Converters”, desenvolvido com o objetivo de melhorar a eficiência e reduzir a dependência da rede elétrica na alimentação dos serviços auxiliares dos comboios da série 4000 (Alfa Pendulares). Este trabalho foi distinguido com o prémio Best Conference Paper, um reconhecimento que muito nos orgulha e que reforça a relevância científica e tecnológica da investigação desenvolvida”, frisou.
Este resultado foi alcançado no âmbito do projeto “Produzir Material Circulante em Portugal”, em colaboração com a empresa Nomatech, cujo apoio e visão prática sobre a ferrovia foram fundamentais para a concretização deste trabalho.