Diocese

Faleceu a irmã S. Bento das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado

Publicado por . em Qui, 2023-01-26 11:51

Faleceu esta manhã a irmã S. Bento, da congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.
O seu corpo ficará na Capela da Casa de Nossa Senhora do Amparo em Mirandela até ao seu funeral que será celebrado às 14.30 horas de amanhã, na Igreja de S. João Bosco, na mesma cidade.
O seu corpo será sepultado em jazigo da Congregação, no cemitério de Golfeiras, em Mirandela.
Nascida na aldeia da Junqueira, concelho de Vimioso (Diocese de Bragança- Miranda), a 14 de fevereiro de 1931, com o nome de Clotilde da Ascensão Morais, foi admitida ao Postulantado da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado a 2 de fevereiro de 1953. Na profissão religiosa, em 15 de agosto de 1956, adotou o nome de Ir. Maria de S. Bento, pelo qual ficou mais conhecida.
Ao longo da sua vida passou por várias comunidades da Congregação na Diocese de Bragança e Vila Real: Mirandela, Avantos, Pereira, Vilar de Nantes (Chaves), Vilarinho de S. Romão (Sabrosa), Hospital de Macedo de Cavaleiros, Carção (Vimioso), Vila Flor, Alfândega da Fé. Prestou apoio no Paço Episcopal de Bragança, de 1969 a 1978. Esteve ainda alguns anos na Casa de Nossa Senhora de Fátima, no Lar de Terceira Idade de Mirandela e Comunidade de Chacim, onde permaneceu 27 anos. Em todas as comunidades exerceu o cargo de cozinheira, sempre numa atitude de zelo e dedicação. Na sua simplicidade, a Ir. S. Bento cativava por ser uma Irmã pacífica no trato, bondosa, muito jovial e de uma espontaneidade alegre. Nas várias localidades por onde passou, deixou um rasto de caridade para com os pobres e os doentes, que visitava e socorria na medida das suas possibilidades.
Diminuídas as suas capacidades, no ano de 2013 foi acolhida pela Comunidade de Mirandela, onde passou este último trecho da sua vida, alvo de todo o carinho e atenção.

Assinaturas MDB