Nordeste Transmontano

Gastronomia em destaque na mesa no Festival Literário de Bragança

Publicado por Glória Lopes em Qua, 05/14/2025 - 16:14

Entre 21 e 24 de maio Bragança recebe a 9ª edição do Festival Literário (FLB) com o tema ‘Carta Literária: Literatura, Cultura e Gastronomia’ que propõe “uma viagem sensorial e intelectual que une tradição e criação, história e imaginação à mesa portuguesa”.
Além da presença de escritores chefs, gastrónomos, jornalistas e escritores estão previstas oficinas, refeições literárias, roteiros temáticos e apresentações de livros. “Num território onde a identidade não se dissocia do azeite novo, do pão cozido em forno de lenha, do fumeiro e da castanha, este evento pretende reunir autores, chefs, investigadores e amantes da cultura para refletirem sobre os modos como a gastronomia se inscreve na literatura e como a literatura regista, preserva e reinventa o património alimentar”, explicou Fernanda Silva, vice-presidente da Câmara de Bragança, durante a apresentação do festival, esta quarta-feira.
Uma das atividades já tradicionais do evento é a apresentação da coletânea da Academia de Letras de Trás-os-Montes ‘Paisagens Literárias’, que reúne textos de 43 autores, “casando literatura e gastronomia”, realçou Odete Ferreira, vice-presidente da ALTM.

O FLB conta com iniciativas descentralizadas nos estabelecimentos prisionais de Bragança e de Izeda e, ainda, com um encontro intergeracional na União das Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, com a presença dos alunos das escolas.
O gastrónomo brigantino Virgílio Gomes inaugura a exposição ‘Mulheres da Culinária Portuguesa’, que conta com livros de cozinha, escritos por mulheres do século XIX.
O Conservatório de Música e Dança de Bragança apresenta o projeto ‘Famílias em Coro’.

Assinaturas MDB