FUTEBOL

GD Bragança vence Celoricense em jogo com decisões contestadas

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 08/18/2025 - 10:53

O Grupo Desportivo de Bragança garantiu este domingo uma vitória fora de casa diante do Celoricense por 1-2, em jogo da 2.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Municipal de Celorico de Basto.

Os brigantinos adiantaram-se no marcador ao minuto 25, com Edgar a concluir com precisão um bom trabalho coletivo à entrada da área. O Celoricense reagiu ainda antes do intervalo, aos 45 minutos, por intermédio do extremo Campos, num golo que suscitou protestos do banco visitante, por alegada falta sobre Estanga na jogada que originou o tento.

O Bragança entrou determinado na segunda parte e retomou rapidamente a vantagem. Aos 46 minutos, Carlos Ferreira aproveitou um ressalto na área e concretizou o 1-2.

A tarefa dos ‘canarinhos’ complicou-se aos 72 minutos, quando Parini foi expulso por acumulação de cartões amarelos, decisão que provocou novas manifestações de contestação. Apesar de jogar em inferioridade numérica, a equipa brigantina conseguiu segurar a vitória e os três pontos na deslocação à vila bracarense.

No rescaldo da partida, André Irulegui, treinador do GD Bragança, sublinhou a importância do triunfo. “Esta foi uma vitória difícil e importante porque era necessário termos sucesso para além da demonstração do bom jogo jogado. Estes três pontos conquistados influenciam a moral dos jogadores, as dinâmicas do balneário e até o treino durante a semana, além da confiança que se ganha jornada após jornada. Esta é uma competição muito exigente, onde é necessário procurar sempre pontuar, sendo também um objetivo podermos aliar a conquista de pontos às boas exibições.”

Sobre a arbitragem, Irulegui acrescentou que “mais uma vez não posso ficar contente com o desempenho da equipa de arbitragem. A minha equipa estava moralizada por inaugurar o marcador, mas de repente as coisas mudam por decisões que não consideramos corretas, nomeadamente no golo do adversário que consideramos precedido de falta. Ao intervalo já tinha quatro jogadores ‘amarelados’ e senti dualidades de critério, e até a expulsão por segundo amarelo de Parini no segundo tempo causa-me dúvidas. Fica, no entanto, a boa resposta da equipa perante as adversidades, dando seguimento ao bom trabalho realizado durante a semana.”

O técnico abordou ainda o próximo desafio, frente ao Vianense, em casa, marcado para o dia 24 de agosto. “Este campeonato é muito exigente. Começámos com um candidato em casa, seguimos com uma equipa ambiciosa como o Celoricense e agora teremos de encarar o Vianense com máxima concentração. Vamos preparar o jogo com muita exigência.”

Com este resultado, o GD Bragança sobe ao terceiro lugar, com quatro pontos, enquanto o Celoricense continua sem pontuar, ocupando o 11.º lugar, com menos um jogo realizado.

Foto Arquivo: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB