MOTORES

Motociclistas de toda a Europa juntam-se em Bragança

Publicado por . em Seg, 2023-06-05 14:54

Por estes dias, Bragança é a 'Meca' de todos os motociclistas. De todo o país e de muitos pontos da Europa, são esperados mais de 2500 motociclistas a partir desta segunda-feira para o início do 25.º Portugal de Lés-a-Lés. A edição das Bodas de Prata do evento, organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, volta a bater recordes e promete ser uma festa grandiosa até Sagres, onde terminará no dia 10 de junho.

Pelo caminho, percorrerão 1085 quilómetros de descoberta e aventura, na maior maratona mototurística da Europa, ao longo de algumas das mais belas estradas nacionais, municipais e regionais. As autoestradas e outros sinais de modernidade rodoviária ficam, no máximo, para as viagens de ida e volta a casa. Porque há muito para ver e descobrir, num trajeto descrito ao longo das 60 páginas do "road-book" entregue pela organização a todos os participantes.

A descoberta começará na manhã do dia 7 de junho, com o início das Verificações Técnicas e Documentais aos 2185 participantes, entre as 9h e as 14 horas no Parque do Eixo Atlântico. O local estará equipado com o palanque de partida e chegada do Passeio de Abertura que, a partir das 10 horas, verá os motociclistas partirem à descoberta do Parque Natural de Montesinho. Um aperitivo de 116 quilómetros, que cada um poderá saborear ao ritmo que mais lhe convier, desfrutando de paisagens únicas no primeiro momento de homenagem à edição inaugural de 1999. A passagem por Rio de Onor, onde há 25 anos foi dada a partida para o Portugal de Lés-a-Lés, será um ponto alto, com fotografias para recordar daqui a 25 anos.

Um passeio de enorme beleza natural antes do regresso ao Parque do Eixo Atlântico para o jantar de boas-vindas, no Pavilhão Gimnodesportivo do Clube Académico de Bragança. Mesmo ao lado, na quinta-feira, dia 8 de junho, partirão madrugadores (às 6 horas) rumo a Viseu, que será o final da primeira etapa. De Viseu a Ourém terá lugar a segunda etapa de um evento que terminará em Sagres, após cerca de 28 horas e 50 minutos de condução previstas.

Assinaturas MDB