Vinhais

Piscina biológica única encomendada por um município

Publicado por Ana Preto em Seg, 2013-07-22 11:49

A Piscina biológica do Parque Biológico de Vinhais é o único equipamento deste género instalado até ao momento por uma câmara municipal. Segundo Udo Schwarzer, biólogo responsável pelo projeto e proprietário da empresa que detém a marca “piscina biológica” em Portugal, este equipamento destaca-se, precisamente, por ser o primeiro financiado por uma câmara, a nível nacional.
Udo e a mulher, Cláudia Schwarzer, arquiteta paisagista, são um casal de alemães que têm vindo a instalar estas estruturas no país. Referiu que as outras 160 piscinas biológicas que já instalaram lhes foram encomendadas por particulares ou por unidades turísticas privadas.
O biólogo referiu que esta piscina destaca-se ainda por ser uma das piscinas biológicas situadas a maior altitude. Isso não dificulta a gestão da qualidade da água nem prejudica a temperatura. De referir que o facto de ser biológica permite a esta piscina ter uma temperatura média cerca de dois graus acima da temperatura da água das piscinas municipais, situadas a menor altitude, na vila de Vinhais.
Tem, claro, outras limitações. Não pode ser frequentada diariamente pelo mesmo número de banhistas que as piscinas municipais. Para manter a qualidade deverá receber entre 30 a 20 banhistas por dia.
Américo Pereira, presidente da câmara municipal, sublinhou a importância de mais este equipamento para tornar o Parque Biológico ainda mais atrativo. O autarca referiu que não basta fazer investimentos em hotelaria se depois não forem devidamente complementados com um rol de serviços que permitam aos visitantes manterem-se ocupados.

Assinaturas MDB