Transmontanos apostam cada vez mais na tradição de Cantar os Reis

Cantar os Reis continua um costume bem vivo no distrito, com diversos eventos organizados por municípios e IPSS. O Mensageiro foi para a rua saber como anda a tradição e descobriu que cada vez tem mais saúde e adeptos.
Minifestival juntou 200 crianças em palco em Bragança
O 14º Minifestival dos Reis juntou crianças de 10 dos 13 jardins de infância de Bragança no palco da Escola Secundária Emídio Garcia, na passada quarta-feira, 8. “É uma festa para passarmos as tradições aos mais pequeninos, que é o mais importante, para eles aprenderem. Também serve para juntar todas estas famílias numa noite diferente. Temos a preparação e os ensaios, onde se prepara a passagem da tradição, das mais bonitas que temos, que é o cantar dos Reis”, explicou Sérgio Ferreira, educador do Centro Social do Santo Condestável entidade responsável pela organização do evento.
O festival juntou em palco cerca de 200 crianças. Cada instituição teve duas atuações e no final, a última música, foi cantada por todos os alunos participantes. “É uma festa das famílias, principalmente, mas também da comunidade”, acrescentou Sérgio Ferreira.
Em palco estiveram crianças dos jardins de infância do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Santiago, Centro Escolar da Sé, Cáritas, Santa Casa da Misericórdia, Santa Clara, Obra Kolping e Santo Condestável.