Bragança e Mirandela

Voto antecipado acima dos 90 por cento

Publicado por António G. Rodrigues/Fernando Pires em Dom, 2022-01-23 23:14

O voto antecipado em Bragança e Mirandela teve uma participação acima dos 90 por cento face aos inscritos, que eram cerca de um terço mais do que nas eleições Presidenciais.

Em Bragança, nas quatro mesas de voto instaladas no Balcão Único da autarquia, votaram 1032 dos 1126 inscritos, ou seja, 91 por cento.

Em termos de inscritos, eram mais 280 do que nas eleições Presidenciais, ou seja, mais um terço (33 por cento).

A afluência, essa, foi dois por cento superior nestas eleições do que nas presidenciais, quando, em Bragança, votaram 89 por cento.

Já as quatro mesas de voto instaladas no Pavilhão da Reginorde, em Mirandela, estavam preparadas para receber os votos dos 501 eleitores inscritos para exercerem o voto antecipado em mobilidade – 298 do concelho de Mirandela e 203 recenseados em outros distritos do país - um aumento de 26 por cento (mais 133 inscritos) quando comparado com o voto antecipado nas eleições presidenciais de 2021, também em tempo de pandemia.

A afluência às urnas foi elevada, já que dos 501 eleitores inscritos votaram 472, o que representa 94,2%, quando há um ano tinha sido de 86%.

Apenas não votaram 29 eleitores. Do concelho de Mirandela, dos 298 inscritos só não votaram 16 e dos 203 eleitores inscritos que estão recenseados em outros distritos do país, apenas 13 não votaram.

As pessoas que se inscreveram para o voto antecipado e não exerceram esse direito, podem fazê-lo no próximo domingo, dia 30 de janeiro, sem necessitar de qualquer justificação.

Depois de se identificar perante o presidente da mesa, o eleitor recebeu um boletim de voto e dois envelopes, um branco e um azul.

O boletim era colocado no envelope branco e este no envelope azul, que é selado com uma vinheta de segurança. O eleitor recebeu um duplicado da vinheta colocada no envelope azul, que serve de comprovativo do exercício do direito de voto.

Independentemente do local em que depositou o seu voto, este contará sempre para o círculo onde o eleitor está recenseado.

Depois da experiência de 2019, nas europeias e legislativas, o voto antecipado em mobilidade alargou-se, das capitais do distrito para as sedes dos concelhos, nas presidenciais de 2021 e agora nas legislativas de 2022.

Assinaturas MDB