Diocese

Abertura do ano pastoral em Macedo de Cavaleiros

Publicado por Redação em Qui, 2017-11-16 11:41

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
É já no dia 1 de dezembro que decorre a abertura do novo ano pastoral, no Centro D. Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros. De acordo com a convocatória divulgada por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, “a presença de cada cristão é desejável e necessária”, pois “é testemunho e compromisso com o Evangelho de Jesus Cristo na realidade da nossa Diocese”. “A presença dos religiosos, leigos e sacerdote, é expressão de uma Igreja, que escuta e acolhe a voz do Pastor Diocesano, para juntos sermos mais Igreja de Jesus Cristo”, sublinha o documento do prelado.
Como fazer a inscrição?
Pode falar com o seu pároco e ficar inscrito pela Unidade Pastoral a que pertence ou pode preencher a folha de inscrição individual e devolver por e-mail à Vigararia para Ação Pastoral ou entregar na Cúria diocesana até ao dia 27 de novembro.
Aqueles que queiram podem almoçar no Centro D. Abílio Vaz das Neves. O valor do almoço é de 10,00€.
Por Cristo, com Cristo e em Cristo.
«Se conhecesses o Dom de Deus» (cf. Jo 4, 5-42) é o tema deste ano. “A nossa Diocese de Bragança-Miranda, desafia-se, para o triénio litúrgico e pastoral 2017-2020, a continuar o caminho na fé da Igreja sempre desperta, vivendo e proclamando nos areópagos de hoje a alegria do encontro com Jesus Cristo sob o lema vital: Por Cristo, com Cristo e em Cristo.
No primeiro Ano deste itinerário da Iniciação Cristã, queremos sublinhar o Dom da água, o mistério que dá vida, o Baptismo, qual «Fonte de água que jorra para a vida eterna» (cf. Jo 4, 5-42) e como a samaritana no poço queremos conhecer mais e melhor o Dom de Deus”, frisa D. José Cordeiro.

PROGRAMA
09h.30 – Acolhimento
10h.00 – Oração – Hora Intermédia [Todos os Santos e Beatos da Diocese]
10h.15 – Abertura por D. José Cordeiro, Bispo Diocesano
10h.30 – Conferência por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé
11h.30 – coffee break
11h.45 – Diálogo com o conferencista
12h.30 – Almoço
14h.00 – Uma palavra de partilha
Moderadora [Alexandrina Fernandes, SDPT]
Tema 1 – A evangelização no Brasil – [Pe. Roberto Carlos, MIC]
Tema 2 – Família evangelizada e evangelizadora [Jorge Novo e Sandra Novo] Tema 3 – O Papa Francisco e os jovens – [João Pedro Ferreira, SDPJV]
12h.15 – Apresentação do Projeto Pastoral 2017-2020 – Por Cristo, com Cristo e em Cristo [Pe. José Bento]
Tema 4 – Apresentação de livros: [Nova evangelização, Igreja Particular Bragança-Miranda - Padre Tiago Alves; A Virgem Santa Maria na Fé da Igreja - Cónego Silvério Pires; O Homem que do lodo fez estrelas (org. Henrique M. Pereira).
Momentos culturais [Ensamble Senhora das Graças] (Eduardo Alves) – Salmos do Advento e cânticos para o sacramento do Batismo.
16h.00 – Vésperas
16h.30 – Encerramento

Assinaturas MDB