Nordeste Transmontano

“Alma do Azeite” pretende projetar a imagem de Mirandela no exterior

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2023-03-16 10:07

Projetar a imagem de um território tendo como ponto de partida o maior conhecimento vinculado à cultura da oliveira e do azeite, uma fileira que acaba por ser a base da economia do concelho de Mirandela e de toda a região.
É este o propósito do projeto “Alma do Azeite”, apresentado, no passado domingo, e que junta o Município de Mirandela, APPITAD (Associação de Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
“É uma espécie de continuidade daquilo que foi o projeto Terra Olea num novo conceito, porque a base é projetar a imagem de um território, de um produto do território e de uma fileira que é a do olival e do azeite, promovendo e a imagem lá fora”, conta Francisco Pavão, presidente da APPITAD.
Entre as várias atividades previstas, destaque para “ações de formação sobre a fileira do azeite direcionadas para os jovens estudantes, profissionais da hotelaria restauração e para os proprietários das lojas de produtos regionais”, revela aquele dirigente.
Está ainda prevista a criação de uma carta de azeites, à semelhança do que já acontece com os vinhos. “Será avaliada por um painel de provadores devidamente habilitado, onde todos os produtores podem inscrever-se e se tiverem qualidade naturalmente que será inserido nessa carta até porque o que se pretende é a diversidade de um território único que é Mirandela, sustenta Francisco Pavão.

Assinaturas MDB