Carrazeda de Ansiães

Castelo de Ansiães recebe Torneio Medieval com sete equipas em competição

Publicado por . em Qui, 2022-05-12 11:26

Nos dias 20, 21 e 22 de maio o Carrazeda de Ansiães proporciona aos visitantes uma viagem na história, com lutas, mercado, visitas guiadas animadas, espetáculos de falcoaria, caça ao tesouro e sempre muita música e animação.

Não se trata de uma recriação, o Torneio Medieval que no dia 21 de maio acontece no Castelo de Ansiães, é bem real e envolve sete equipas em competição, cinco portuguesas e duas espanholas.

A atividade é promovida pelo Município de Carrazeda de Ansiães e conta, na organização, com equipa desportiva Portvcalle Combate Medieval. O torneio envolve os lutadores em diferentes modalidades, nomeadamente, Pro Fight, Arma de Haste, Espada Longa, Espada e Escudo, Espada e Broquel e 5x5. Todos os combatentes vão apresentar armaduras e armas medievais apropriadas para combate em contexto real.

É esta atividade que dá nome à iniciativa que durante três dias se foca na importância histórica da vila amuralhada de Ansiães.

No dia 20, ao início da tarde, um cortejo que envolve as escolas e a comunidade local, percorre as ruas da vila de Carrazeda e encaminha a população e os visitantes para o Mercado Medieval, que vai estar aberto nos dias 20 e 21 de maio, no jardim junto à Biblioteca Municipal. Neste Mercado vão estar presentes um conjunto de mercadores que demonstram e vendem produtos, tendas com diversificadas atividades, sempre acompanhados de animação itinerante, jogos e atuações de grupos musicais. Há também uma Taberna Medieval, com comida e bebida ao serviço dos visitantes.

No Castelo de Ansiães, no sábado, dia 21, das 15h00 às 16h00, os visitantes são recebidos e acompanhados na sua visita por ilustres personagens. Na porta de S. Francisco, vai estar o rei Fernando I de Leão, cognominado o Magno, que foi o primeiro Rei a atribuir carta de Foral a Ansiães. Numa das antigas habitações da vila medieval, o “anfitrião” é João Rodrigues Portocarreiro, rico-homem, meirinho-mor do Reino de Portugal. Junto à capela de Santa Maria vai estar o ilustre Lopo Vaz de Sampaio, que nasceu na vila medieval de Ansiães e que tornou o 8º governador da Índia. E, por fim, junto ao antigo Pelourinho, dentro da Igreja de S. Salvador, é o Juiz de Fora Dr. Francisco Justiniano Ferraz de Araújo que recebe receber os visitantes. Toda esta encenação, que permite a interação do publico com os personagens está a cargo do Grupo de Teatro Filandorra.

Caça ao Tesouro no Castelo de Ansiães

No domingo, dia 22, há uma atividade de Caça ao Tesouro, em resposta a uma carta que uma personagem histórica da Vila de Ansiães terá deixado a um amigo, a dar conta da existência de um tesouro escondido no castelo. Começa, precisamente, com a carta de Lopo Vaz de S. Paio para Martim dos Paços, referindo que “(…) escondi em certa parte da fortaleza o tesouro da família S. Payo. Este facto, desconhecido de todos revelo-o agora a si meu caro amigo pois temo que esteja próximo o meu fim devido às muitas batalhas em que tenho participado e irei participar num futuro próximo. Com receio que esta carta caia em maus de estranhas não lhe refiro o local exato onde escondi o tesouro deixando-lhe várias pistas para que o possa encontrar. No dia 6 de outubro encontrará na Vila de Ansiães um mensageiro, enviado pela minha pessoa que lhe fornecerá a primeira pista para que possa encontrar ao tesouro.”. A participação nesta caça ao tesouro faz-se por equipas, que vão obter pistas através de jogos e perguntas relacionadas com a Vila Amuralhada e Castelo de Ansiães, de forma que cheguem a outros pontos com mais pistas, até encontrarem o tesouro.

Para além destas iniciativas há espetáculos de falcoaria, com voos de aves de rapina e oficinas. As crianças também vão ter uma área temática reservada, há diversos momentos musicais, com grupos de música tradicional bem conhecidos, como os Barro Negro e os Galandum Galundaina.
Na organização o Município de Carrazeda de Ansiães conta com a parceria da Causa 4G de Carrazeda de Ansiães.

Assinaturas MDB