Nordeste Transmontano

CIM tem um projeto-piloto de partilha de turmas do ensino profissional que é inédito em Portugal

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2021-10-21 10:14

Foi publicado em Diário da República na passada segunda-feira um despacho do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação autorizando a realização de projetos-piloto de partilha de turmas para “diversificar o número de áreas de formação disponíveis em cada escola e em cada região”, dada “a continuada e crescente redução do número de alunos naqueles territórios”.
A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) antecipou-se ao despacho e desde o início do ano letivo que tem em marcha um projeto-piloto, inédito a nível nacional, que permite a partilha de turmas do ensino profissional, nos estabelecimentos de ensino de nível não superior, por escolas dos nove concelhos do seu território. “Se correr bem pode ser replicado noutras zonas do país. Estamos a monitorizar e este ano é uma espécie de teste”, referiu ao Mensageiro o secretário-geral da CIM-TTM, Rui Caseiro.
Na CIM o projeto está a funcionar com 20 alunos que concluíram o 9º ano, oriundos dos concelhos de Miranda do Douro, Vinhais, Alfândega da Fé, Vila Flor e Vimioso. Os estudantes estão integrados neste regime de mobilidade, com aulas das disciplinas base a decorrer nas escolas de origem e com parte da componente prática e tecnológica a ser ministrada nos estabelecimentos de ensino de destino, nomeadamente onde existem cursos profissionais em Bragança e Mirandela. A instituição de ensino que mais alunos recebeu foi a Escola Agrícola de Carvalhais (Mirandela), mas há outras de ensino secundário, como por exemplo o Agrupamento de Escolas Abade de Baçal.
Este projeto permite que pela primeira vez alunos de Vimioso que completaram o 9º ano possam continuar no agrupamento do concelho, onde não existe ensino secundário, o que obrigava os jovens a ter que ir estudar para fora para concluir a escolaridade obrigatória até ao 12º ano.

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