Nordeste Transmontano

Covid-19: Dia termina com 174 casos novos positivos

Publicado por Fernando Pires em Sex, 2021-01-15 20:42

O mais recente boletim das autoridades de saúde do distrito de Bragança traduz um preocupante aumento de novos casos de infeção do novo coronavírus, que se estende aos 12 concelhos.
De ontem para hoje, há mais 149 casos ativos no distrito, resultante do facto de terem sido registados 174 casos positivos, nas últimas 24 horas, tendo apenas recuperado 25 pacientes.

Os concelhos de Miranda do Douro e Mirandela foram os mais atingidos, com 43 e 32 novos casos, respetivamente.
Em Miranda, metade dos casos positivos foram diagnosticados em Palaçoulo (20). Já por Mirandela, há um surto de Covid-19 detetado no Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) que já contabiliza 12 infetados (6 utentes e 6 funcionários), pelo que a autoridade de saúde local colocou em isolamento profilático vários utentes e funcionários, levando ao fecho das instalações, apesar de se manter o acompanhamento assistencial aos utentes que necessitem de apoio, dado que se trata de um equipamento que recebe pessoas com várias deficiências cognitivas, com mais de 18 anos, mas que funciona como um centro de dia, regressando todos a casa no final do dia.

A direção da APPACDM já fez saber que, na próxima segunda-feira, vai proceder-se à descontaminação daquele espaço.
Como já tínhamos noticiado, há outros surtos ativos no concelho, nomeadamente na Residência Sénior do Hospital Terra Quente, com cerca de 40 casos, a maioria utentes, e ainda um surto de 11 infetados que afeta militares da GNR de Torre de Dona Chama.

Ainda pela cidade mirandelense, nas últimas horas houve 4 funcionárias do Lar Nossa Senhora da Paz, da Santa Casa da Misericórdia, que testaram positivo.

Também na freguesia de Carvalhais, houve nas últimas horas mais cinco casos positivos, outros 3 em Torre de Dona Chama, 2 em Vale de Telhas, 2 na UF de Avidagos, Navalho e Pereira e 1 na freguesia de Múrias.
Nos restantes concelhos do distrito de Bragança, houve aumento de casos ativos: Mogadouro com mais 29. Bragança com mais 17. Macedo com mais 8. Vila Flor com mais 7. Carrazeda, Freixo e Alfândega registam mais 3 casos ativos. Moncorvo mais 2 enquanto Vimioso e Vinhais têm mais 1 caso ativos face ao dia de ontem.

Desde março, estão já confirmados no distrito 7139 casos. Recuperaram 5520. Há 126 mortes. Restam agora 1493 casos ainda ativos.

Confira os casos por concelho:

BRAGANÇA 442
MIRANDA 232
MOGADOURO 202
MIRANDELA 200
MACEDO 164
VINHAIS 72
VILA FLOR 70
VIMIOSO 39
ALFÂNDEGA 34
MONCORVO 23
CARRAZEDA 8
FREIXO 7

Assinaturas MDB