Nordeste Transmontano

Covid-19: Fim de semana com 609 recuperados e 351 casos novos

Publicado por Fernando Pires/AGR/FP em Ter, 2021-02-02 00:07

O distrito de Bragança registou, nas últimas 72 horas, 351 casos novos de infeção pelo novo coronavírus, o Sars-Cov2, havendo, no entanto, 609 doentes dados como recuperados.

O boletim das autoridades de saúde desta segunda-feira revela ainda o registo de mais três óbitos associados à Covid-19.

Mesmo com esta enorme diferença entre pacientes que recuperaram e os novos infetados, há três concelhos que registaram um aumento de casos ainda ativos, face ao que acontecia na passada sexta-feira. Alfândega da Fé tem mais 24 casos ativos. Carrazeda de Ansiães tem mais 5 e Torre de Moncorvo tem mais 1.

Nos restantes 9 concelhos, houve um decréscimo dos casos que ainda estão a recuperar. À cabeça aparece o concelho de Bragança com menos 70 casos ativos do que na passada sexta-feira. Vinhais tem menos 61. Miranda do Douro tem menos 51. Mirandela tem agora menos 41 casos. Mogadouro menos 33. Macedo de Cavaleiros menos 15. Vila Flor reduziu 11 casos, Freixo de Espada à Cinta tem menos 8 e Vimioso com menos 1 caso ainda ativo.

No entanto, continuam a surgir surtos em lares, nomeadamente onde já foi feita vacinação.

Em Bragança, a APADI volta a ter casos positivos e o lar de Pinela tem um novo surto com sete pacientes infetados e dois colaboradores também positivos, após a realização de testes PCR.

Foi, também, detetado um surto em Mogo de Malta, com alguns casos positivos no lar local.

Em Mirandela, é o lar do Romeu a registar 36 positivos, mantendo-se, ainda, ativo o surto na escola profissional de Carvalhais.

Contas feitas, até ao momento, as autoridades de saúde já confirmaram 9569 casos do novo coronavírus. 7940 pacientes recuperaram. Morreram 132 pessoas.
Restam ainda 1492 casos ativos.

Confira por concelho e as freguesias mais afetadas:
BRAGANÇA 407
MIRANDELA 346
ALFÂNDEGA 154
VILA FLOR 129
MOGADOURO 113
MACEDO 94
VINHAIS 86
MIRANDA 64
FREIXO 33
MONCORVO 29
CARRAZEDA 29
VIMIOSO 13

Por freguesia, a cidade de Bragança, com 308 casos, continua a ser a mais fustigada, mas também é a maior do distrito. Salsas, com 30 casos, surge em segundo, havendo 11 casos em Nogueira e 11 em Pinela (para além dos casos relativos ao lar, há mais dois na aldeia). Babe tem cinco (mais um do que na sexta-feira), tantos quantos Gimonde e Samil. Há quatro em Macedo do Mato, e três em Quintanilha, Rebordãos e Izeda.
Em Mirandela, há 269 na cidade, 13 em Vale de Salgueiro. 10 em Cabanelas. 10 em Carvalhais; 6 em Suçães; 5 em Mascarenhas; 4 em Torre de Dona Chama; 4 em Vale de Asnes; 3 em Passos; 3 em Frechas; 3 na UF de Franco e Vila Boa; 3 na UF de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa.
Em Macedo de Cavaleiros houve uma grande recuperação, restando 62 casos na cidade, sete nas Arcas, quatro em Vale de Prados e três na UF de Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo Mourisco e outros três na UF de Castelãos e Vilar do Monte.
Em Vinhais, registam-se 36 na vila, dez em Ervedosa, oito em Santalha e outros oito na UF de Curopos e Vale de Janeiro e cinco na UF da Moimenta e Montouto.
O lar de Agrochão está, assim, já dado como recuperado.

Em Vimioso, há 13 casos, seis deles na vila e quatro na freguesia de Algoso, Campo de Víboras e Uva. Os restantes três estão espalhados por mais do que uma freguesia que, por terem menos de três casos, não são mencionadas no relatório.

Em Miranda do Douro, a cidade tem 46 casos ativos, seguindo-se a UF de Sendim e Atenor, com seis. Palaçoulo tem quatro e Malhadas três.

Em Moncorvo, a vila tem dez casos e o Castedo cinco. Surgem agora Cabeça Boa, com três, a UF de Adeganha e Cardanha, com três e Felgar e Souto da Velha, que volta a estar mencionada no relatório, também com três.

Já em Carrazeda de Ansiães há 16 casos na vila, três em Seixo de Ansiães e cinco na UF de Belver e Mogo de Malta.

Alfândega da Fé tem 75 casos na vila, os Cerejais continuam com 43 ainda ativos e Vilarelhos, onde a junta promoveu testes à população, há ainda 21 casos ativos.
Sambade tem cinco e Vilares da Vilariça três.

Em Vila Flor, a vila tem 87 casos ativos, surgindo a UF de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas, com 11. Freixiel, Santa Comba da Vilariça e a UF de Valtorno e Mourão têm seis cada uma das freguesias. Samões tem cinco.

Em Mogadouro, os 113 casos do concelho estão, maioritariamente, na vila, que tem 87. Castelo Branco tem, agora, cinco, seguindo-se Paradela, Penas Roias e a UF de Vilarinhos dos Galegos e Ventozelo, com três cada.

Freixo de Espada à Cinta tem, agora, 33 casos, estando 24 deles identificados na sede de concelho e oito em Poiares. O restante não surge identificado.

Assinaturas MDB