Macedo de Cavaleiros

Cruz Vermelha abriu novo centro de acolhimento de menores em Chacim

Publicado por AGR em Qui, 2022-05-12 09:38

A delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa formalizou, na passada sexta-feira, um protocolo de cooperação com as Irmãs Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado para a criação de um Centro de Acolhimento para Menores não Acompanhados (MENA 18+), na aldeia de Chacim, em Macedo de Cavaleiros.
O edifício onde o centro ficará instalado é propriedade da congregação, que o cede em contrato de comodato à Cruz Vermelha, que fica responsável pelas obras necessárias.
“Esta resposta, diferenciadora e necessária, visa acolher 19 refugiados/requerentes de asilo de forma simultânea, menores não acompanhados, em situações de particular vulnerabilidade, independentemente do seu local de origem ou contexto sócio económico”, explicou Duarte Soares, o presidente da delegação de Bragança da Cruz Vermelha.
“Para esta resposta, foram mobilizados igualmente recursos financeiros da Cruz Vermelha Portuguesa assim como dos nossos parceiros, com objetivo de adaptar o local a este desafio contemporâneo”, disse ainda o clínico, responsável pela delegação brigantina.

Brevemente irá abrir, também, um centro de acolhimento em Salsas (Bragança). Duarte Soares diz acreditar que a CVP “irá continuar a expandir” esta valência de acolhimento aos refugiados.

Homenagem em Vimioso

Entretanto, de 06 a 10 de junho decorre, em Vimioso, uma homenagem ao clínico José Joaquim de Moura com a relaização da Semana para a Saúde e Bem Estar Dr. José Joaquim de Moura.
Nascido em Alvarelhos, Porto), fez toda a sua vida clínica no concelho de Vimioso e do seu espólio destacam-se dezenas de relatórios de autópsias e de exames médico legais, efetuados a pedido das entidades judiciais.
“Historicamente, foi através do impulso dado pela vida e obra do Dr. José Joaquim de Moura que o concelho de Vimioso evoluiu decisivamente em questões de direitos humanos e saúde pública”, frisa Duarte Soares, explicando que é, por isso, do entendimento do Município de Vimioso e da Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa encetar, anualmente, um conjunto de ações que visem a literacia para a saúde e bem-estar naquele território, honrando a vida e obra do homenageado”.

 

Assinaturas MDB